domingo, 06 julho 2025

A ATUALIDADE

PAICV defende maior valorização da classe médica 

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
 A deputada do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, oposição), Paula Moeda, defendeu hoje a necessidade de se valorizar a classe médica e considerou que a situação dos médicos em Cabo Verde “é preocupante".

A deputada fez estas declarações após uma visita do Grupo Parlamentar do PAICV à Ordem os Médicos de Cabo Verde (OMC), no âmbito dos preparativos para o debate do estado da Nação, agendado para 31 de Julho, em que o sector da saúde é um dos temas a serem discutidos.

"Os seus direitos não estão observados e os adquiridos estão perdidos", afirmou Paula Moeda, para quem os médicos estão sob "pressão e tensão" porque não há acertos entre a classe médica e o Governo e que a situação pode afectar o sector da saúde.

"Tem [o Governo] propostas que não são as que os médicos querem e vão aceitar, porque não são propostas que respeitem a classe, o sacrifício e trabalho que fazem", defendeu a deputada do principal partido da oposição.

“São propostas que vão cair por terra, direitos já adquiridos, neste caso os estatutos especiais dos médicos que, com a nova proposta do Governo, acaba por cair por terra”, acrescentou.

Paula Moeda sugere que é preciso dar oportunidades aos médicos de se formarem na especialidade para cobrir a falta de especialidades que não tem no país, e que isto constituiria a "maior prenda" para esses profissionais.

"É preciso trazer oportunidades e questões concretas, e que resolva sobretudo a nível salarial", sugeriu.

O PAICV considera estas visitas essenciais para compreender de forma mais detalhada os desafios enfrentados por estas instituições numa altura em que, segundo o partido, o país assiste a uma “convulsão laboral generalizada” devido à “incapacidade do Governo” de dialogar com as classes profissionais.

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Dipak
2 days 17 hours

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
3 days

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

ChatPTG
3 days 12 hours

Direito não existe em Cabo Verde. Está morto. Fecham as portas desses pseudo-tribunais e atiram as chaves ao mar. Ou entreg ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos