O Governo de Cabo Verde quer aproveitar o próximo apoio financeiro norte-americano da Millennium Challenge Corporation (MCC), cujo valor está por definir, para investir nas áreas da conectividade, clima e capital humano, anunciou hoje.
"Temos três áreas prioritárias para trabalhar com o programa da MCC: as conectividades, o clima - ligado à energia, água e saneamento - e o capital humano, para que possamos garantir condições de acelerar o desenvolvimento de Cabo Verde", disse o vice-primeiro-ministro, Olavo Correia.
Numa conferência de imprensa conjunta com a diretora executiva da MCC, Alice Albright, na Praia, Olavo Correia apontou que as áreas identificadas vão ser trabalhadas "numa lógica de integração, de abertura ao mundo e sub-região, mas sobretudo para criação de fatores de competitividade da economia cabo-verdiana", em linha com o Plano Estratégico para o Desenvolvimento Sustentável II (PEDS II) do Governo e em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2030.
O compromisso "muito forte" e "os desafios" de Cabo Verde captaram a atenção do MCC para selecionar o arquipélago, em dezembro, para um terceiro financiamento de ajuda ao desenvolvimento, explicou Alice Albright.
A dirigente classificou o país como um "parceiro maravilhoso" e referiu que o próximo pacote de ajuda vai estar focado na integração regional.
Acrescentou ainda que a equipa está a estudar o dossiê para definir os setores a abranger.
A delegação da agência norte-americana termina hoje uma visita de três dias a Cabo Verde com o objetivo de "discutir com o Governo o processo de desenvolvimento" do terceiro pacote de ajuda para Cabo Verde, anunciado como país elegível em dezembro, a par da Tanzânia e das Filipinas.
O primeiro financiamento, entre 2005 e 2010, ascendeu a 84,6 milhões de euros e serviu para infraestruturar o país.
Dois anos depois, um segundo pacote, no valor de 50,9 milhões de euros, vigorou até 2017 para melhorar a gestão dos recursos hídricos e do saneamento, bem como dos serviços de gestão da propriedade.
A Millennium Challenge Corporation é uma agência de ajuda ao desenvolvimento criada pelo congresso norte-americano, em 2004, fornecendo subsídios e assistência por tempo limitado a países que cumprem padrões rigorosos de boa governação, de combate à corrupção e de respeito pelos direitos democráticos.
A Semana com Lusa
23 de fevereiro 2024
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments