sexta-feira, 22 novembro 2024

A ATUALIDADE

Cabo Verde quer aplicar ajuda dos EUA em conectividade, clima e capital humano

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
O Governo de Cabo Verde quer aproveitar o próximo apoio financeiro norte-americano da Millennium Challenge Corporation (MCC), cujo valor está por definir, para investir nas áreas da conectividade, clima e capital humano, anunciou hoje.

"Temos três áreas prioritárias para trabalhar com o programa da MCC: as conectividades, o clima - ligado à energia, água e saneamento - e o capital humano, para que possamos garantir condições de acelerar o desenvolvimento de Cabo Verde", disse o vice-primeiro-ministro, Olavo Correia.

Numa conferência de imprensa conjunta com a diretora executiva da MCC, Alice Albright, na Praia, Olavo Correia apontou que as áreas identificadas vão ser trabalhadas "numa lógica de integração, de abertura ao mundo e sub-região, mas sobretudo para criação de fatores de competitividade da economia cabo-verdiana", em linha com o Plano Estratégico para o Desenvolvimento Sustentável II (PEDS II) do Governo e em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2030.

O compromisso "muito forte" e "os desafios" de Cabo Verde captaram a atenção do MCC para selecionar o arquipélago, em dezembro, para um terceiro financiamento de ajuda ao desenvolvimento, explicou Alice Albright.

A dirigente classificou o país como um "parceiro maravilhoso" e referiu que o próximo pacote de ajuda vai estar focado na integração regional.

Acrescentou ainda que a equipa está a estudar o dossiê para definir os setores a abranger.

A delegação da agência norte-americana termina hoje uma visita de três dias a Cabo Verde com o objetivo de "discutir com o Governo o processo de desenvolvimento" do terceiro pacote de ajuda para Cabo Verde, anunciado como país elegível em dezembro, a par da Tanzânia e das Filipinas.

O primeiro financiamento, entre 2005 e 2010, ascendeu a 84,6 milhões de euros e serviu para infraestruturar o país.

Dois anos depois, um segundo pacote, no valor de 50,9 milhões de euros, vigorou até 2017 para melhorar a gestão dos recursos hídricos e do saneamento, bem como dos serviços de gestão da propriedade.

A Millennium Challenge Corporation é uma agência de ajuda ao desenvolvimento criada pelo congresso norte-americano, em 2004, fornecendo subsídios e assistência por tempo limitado a países que cumprem padrões rigorosos de boa governação, de combate à corrupção e de respeito pelos direitos democráticos.

A Semana com Lusa

23 de fevereiro 2024

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

David Dias
9 days 12 hours

Todos querem ser escritores. Todos, todos, todos.

António
11 days 11 hours

Descilpem, mas os antigos reformados não vivem assim, pois pensões não foram atualizadas.

António
19 days 9 hours

Quando as eleições terminarem fiscalize essas construções em russ estreitas e que são autenticas autenticas bombas

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos