terça-feira, 02 setembro 2025

A ATUALIDADE

Sismo de magnitude 6 na escala de Richter causa mais de 800 mortos no Afeganistão

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Um potente terramoto atingiu nesta madrugada o leste do Afeganistão causando, segundo um balanço muito provisório, mais de 800 mortos e 2.800 feridos, disse um porta-voz do governo afegão. Este é desde já considerado um dos piores sismos que o país, já confrontado com uma crise humanitária, alguma vez conheceu.

Um sismo de magnitude 6 na escala de Richter atingiu durante noite passada as províncias de Kunar e Nangarhar, o seu impacto tendo sido sentido até Cabul, a capital, e inclusivamente o vizinho Paquistão.

O epicentro deste tremor de terra que foi seguido por cinco réplicas situou-se a 27 quilómetros de Jalalabad, principal cidade da província de Nangarhar, praticamente no limite com a zona de Kunar.

De acordo com as autoridades locais, o balanço das vítimas poderia agravar-se dado que o sismo produziu-se em zonas montanhosas, particularmente isoladas e de dificil acesso, com um risco de deslizamento de terras acrescido em Nangarhar, onde na semana passada se registaram mortíferas cheias.

As mesmas fontes referem que estão actualmente a decorrer as buscas de eventuais sobreviventes, helicópteros tendo já transportado centenas de feridos para hospitais.

"Todas as nossas equipas foram mobilizadas para acelerar a ajuda, para que um apoio completo possa ser fornecido", disse o Ministério do Interior, ao destacar os esforços envidados em termos de segurança, alimentação e saúde.

 

Ao lamentar o sucedido, a missão da ONU no país informou que "as suas equipas estão no terreno a prestar ajuda de emergência".

De referir que desde o regresso dos talibã ao poder em 2021, este que é um dos países mais pobres do mundo enfrentou pelo menos dois terramotos : um em Junho de 2022 com magnitude de 5,9 que causou mais de 1.000 mortos, e outro sismo de magnitude 6,3 em Outubro de 2023, em Herat, junto da fronteira com o Irão, com um balanço de mais de 1.500 mortos.

 

A Semana com RFI

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Mario
3 days 5 hours

Faça-se o monumento! A história vai agradecer!

Terra
3 days 11 hours

A democracia em Cabo Verde nao existe direitos da liberdade so existe para os políticos? Me disculpa dereito de falar.

Filomena
3 days 22 hours

Oxalá se resolva de uma vez por todas o probkema dos transportes para a Brava. Quem é esse. engracado que vaticinou que ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos