O Presidente francês descreveu o líder russo, Vladimir Putin, como um predador às portas da Europa que "precisa de continuar a comer" para sobreviver, numa entrevista divulgada hoje.
Emmanuel Macron apelou aos europeus para que "não sejam ingénuos" face à Rússia, que será "duradouramente uma potência desestabilizadora", segundo a agência de notícias France-Presse (AFP), que cita a entrevista ao canal informativo da rede TF1.
"Desde 2007-2008 [a intervenção russa na Geórgia], o Presidente Putin raramente cumpriu os compromissos. Tem sido constantemente uma potência desestabilizadora. E tem procurado rever as fronteiras para expandir o poder", afirmou Macron.
Na entrevista ao canal LCI do grupo TF1, Macron disse duvidar das intenções de paz do líder de um país que mobilizou um exército de mais de 1,3 milhões de efetivos para a guerra e investe 40% do orçamento em defesa.
Putin "não voltará a um estado de paz e a um sistema democrático aberto da noite para o dia", afirmou.
"Quando olho para a situação e os factos, não vejo o Presidente Putin a desejar a paz agora, mas talvez eu seja muito pessimista", afirmou, segundo a AFP.
A Semana com Msn/Lusa
Terms & Conditions
Report
My comments