Mais de 50 pessoas foram sequestradas, esta semana, por homens armados no noroeste da Nigéria. A notícia é avançada agência France Presse a partir de um relatório de especialistas que monitoram a violência no país.
De acordo com a RFI que cita o documento, na sexta-feira, "bandidos armados" invadiram a aldeia de Sabon Garin Damri, no estado de Zamfara. Esta é uma região que enfrenta há muito a violência de gangues que roubam as aldeias e sequestram moradores para exigir resgates.
O relatório precisa que este foi o primeiro "sequestro em massa" na região este ano, mas sublinha que "a tendência recente de capturas em massa em Zamfara é preocupante" e que “há uma mudança de estratégia com ataques de maior envergadura no norte de Zamfara”.
Segundo a mesma fonte, os estados do centro e do noroeste da Nigéria são afectados há vários anos por gangues. Inicialmente, a violência estava relacionada com conflitos pelos direitos sobre a terra e a água entre pastores e agricultores, mas avançou para um cenário de crime organizado, com controlo de comunidades rurais.
No mês passado, na mesma região, 33 pessoas que tinham sido sequestradas foram mortas apesar do pagamento de um resgate de 33.700 dólares, segundo responsáveis locais.
Terms & Conditions
Report
My comments