O ministro da Cultura e das Indústrias Criativas disse que o Governo vai entregar 50 por cento (%) de financiamento aos grupos do Carnaval 2026 em São Vicente este ano em finais de Agosto ou início de Setembro.
Augusto Veiga falava à imprensa após o término do desfile oficial do Carnaval de São Vicente que contou com cinco grupos.
“Já conseguimos mobilizar para finais de Agosto e início de Setembro. Este ano, vamos dar os 50% para a verba do Carnaval para o próximo ano. E em Janeiro de 2026 iremos dar os restantes 50%. Assim, vamos melhorar o desempenho dos grupos, podem comprar as coisas mais cedo, mais baratas e preparar-se melhor”, informou.
Sobre as queixas de financiamento tardio para o desfile deste ano, o governante disse que o Ministério da Cultura está disposto a pagar os restantes 50 % que faltam assim que os grupos justificarem os gastos a tempo e a horas.
“Nós fizemos uma primeira tranche que conseguimos mobilizar através do Ministério da Cultura, em Novembro, demos aos grupos de São Vicente 300 contos, em Novembro. Depois os 50% da verba dada pelo Governo no ano orçamental deste ano, que começou no dia 21 de Janeiro, nós em menos de 10 dias já tínhamos 50%, 600 contos”, explicou.
O governante diz que reconhece as dificuldades, dado que o ano orçamental começa na 3ª semana de Janeiro, e só nessa altura que o dinheiro estará disponível e tem que esperar que entre na conta do ministério para depois financiar os grupos.
No entanto, para Paulo Veiga, o Carnaval de São Vicente tem muitos desafios devido ao seu crescimento.
“Já estivemos a conversar com o presidente da câmara, com o presidente da Liga Oficial das Escolas de Samba de São Vicente (Ligoc-SV), para realizar um fórum, em finais de julho ou início de Agosto, para pensar o Carnaval.
“Realmente há muitos desafios que todos juntos temos que pensar para ter uma melhor organização dos próprios grupos, uma melhor organização financeira, porque as queixas vão continuar a existir se nós não melhorarmos e se não procurarmos soluções em conjunto”, adiantou o governante.
Segundo Augusto Veiga esse fórum vai servir também para pensar na criação dos estaleiros e procurar a melhor solução em relação ao local para realização dos desfiles já que as ruas começam a ficar exíguas para acolher esta manifestação cultural porque o Carnaval está a crescer e os grupos continuam a reivindicar melhores condições.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Report
My comments