sábado, 22 fevereiro 2025

A ATUALIDADE

Sindicato dos Enfermeiros exige que Ministério da Saúde resolva pendências da classe

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O representante do Sindicato Nacional Democrático dos Enfermeiros (Sindef), Francisco Miranda, manifestou esta quarta-feira, na Praia, preocupação com a falta de respostas por parte do Ministério, tendo exigido a resolução das pendências bem como a implementação do PCFR.

Francisco Miranda falava à imprensa à margem da reunião que a classe manteve à tarde com os deputados do Grupo Parlamentar do Movimento para a Democracia (MpD).

Segundo aquele responsável, muitos profissionais que procuram o ministério não encontram respostas satisfatórias, devido à falta de responsabilidade dos responsáveis.

No centro das reivindicações está as questões pendentes do acordo firmado em 2023 que inclui a implementação do Plano de Carreira, Funções e Remunerações (PCFR), a introdução de uma nova grelha salarial, o pagamento do subsídio de risco, a actualização do cálculo das horas extraordinárias e a revisão do valor do regime de turnos.

“Com a mudança de governantes, ficamos um pouco preocupados, mas, ao mesmo tempo, satisfeitos, porque os deputados nos transmitiram confiança e acreditamos que, em breve, os problemas serão encaminhados e resolvidos da melhor forma possível”, afirmou Francisco Miranda.

O sindicato espera que o Governo esteja aberto ao diálogo e à resolução das questões pendentes, garantindo melhores condições para os profissionais da enfermagem no país.

Por seu lado, o deputado do MpD, Alberto Melo, sublinhou que o encontro, inserido no âmbito da reforma que o Governo está a implementar em todos os sectores, teve como objectivo ouvir as reivindicações da classe e preparar a discussão sobre as necessidades dos profissionais de saúde.

O deputado Alberto Melo enfatizou que é “fundamental” criar um PCFR que contemple as exigências, como o pedido dos enfermeiros por subsídios de horas extras, além de outras reivindicações que precisam ser atendidas.

"Estamos completamente em sintonia com as suas reivindicações e solidários com a causa. Juntos com o Ministro da Saúde e toda a equipa, o nosso objectivo é chegar a um acordo e elaborar um documento que seja o mais justo possível, que contemple as necessidades de ambas as partes", afirmou o deputado.

 

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Analista Cololo
5 days 3 hours

A grande questão aqui é a dualidade de critérios quando se trata da proteção de dados e segurança nacional. Se países ...

Analista Cololo
6 days 6 hours

Prezado Emerson, estás a confundir o povo brasileiro com o cabo-verdiano ou achas que esta farsa digital é uma epidemia uni ...

Analista Cololo
6 days 6 hours

O FMI a dar lições sobre transportes a Cabo Verde é como um pirómano a sugerir medidas de prevenção de incêndios. O me ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos