domingo, 06 julho 2025

A ATUALIDADE

Cidade Velha com várias actividades culturais e económicas em celebração a Nhu Santu Nomi

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A Cidade Velha Património da Humanidade acolhe diversas actividades culturais, desportivas e económicas sob o lema “Nos Gentis, Nos Kultura, Nos Alma - 50 Anus di Konkista”, em celebração à festividade de Nhu Santu Nomi.

Trata-se de uma iniciativa da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago com o objectivo de promover as tradições, o património e o desenvolvimento local.

Em declarações à Inforpress, a vereadora da Cultura, Património, Turismo e Desenvolvimento Local, Maria da Graça, destacou as principais actividades desta edição, incluindo o “Caça Talento”, voltado para crianças, e várias feiras temáticas, e actividades desportivas como corrida ao berço.

O “Caça Talento”, que começou a 10 de Janeiro, busca identificar as aptidões das crianças nas áreas de canto, dança, pintura e manuseio de equipamentos. As crianças seleccionadas terão a oportunidade de participar em formações focadas no desenvolvimento de seus talentos.

A feira do livro, que arrancou esta terça-feira, segundo Maria da Graça, conta com cerca de 269 obras da Biblioteca Nacional, e oferece livros a preços acessíveis, estimulando o interesse pela leitura, a escrita e o enriquecimento cultural dos munícipes.

A Feira Agropecuária, iniciada hoje, visa promover produtos locais, como legumes, verduras, chás, ovos, galinhas e carne. Esta feira facilita a interacção directa entre produtores e consumidores, garantindo preços acessíveis e fomentando a troca de conhecimentos e produtos.

Já a Feira de Empreendedorismo reunirá pequenos comerciantes e empreendedores locais, oferecendo uma variedade de produtos e serviços. O objectivo é fortalecer a economia informal, aumentar as vendas e criar redes de contacto entre produtores e consumidores.

A vereadora Maria da Graça também enfatizou o trabalho de promoção e divulgação da Cidade Velha Património da Humanidade, sublinhando que actividades desta natureza aumentam mais a visibilidade da região.

“A valorização da Cidade Velha não só atrai visitantes, como também contribui para o dinamismo de sectores como transportes, hotelaria e restauração, gerando impacto positivo na economia local”, vincou.

O lema deste ano, ressaltou, reflecte a relevância da Cidade Velha como berço da humanidade e como ponto inicial de concentração populacional em Cabo Verde.

Maria da Graça explicou que a escolha deste lema visa recordar as origens do país, perpetuar a memória ancestral e valorizar as heranças culturais, fundamentais para a identidade de Cabo Verde.

 

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Dipak
2 days 17 hours

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
3 days

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

ChatPTG
3 days 12 hours

Direito não existe em Cabo Verde. Está morto. Fecham as portas desses pseudo-tribunais e atiram as chaves ao mar. Ou entreg ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos