sábado, 05 julho 2025

A ATUALIDADE

São Vicente: Mindelenses divididos entre optimismo e perspectiva de um ano de maiores dificuldades

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Os mindelenses contactados este sábado  pela Inforpress, no Mindelo, mostraram estar divididos entre o optimismo de um ano de maiores realizações e as perspectivas de maiores dificuldades económicas e sociais em 2025.

Marcelina Bandeira é uma daquelas que se revela menos céptica quanto à possibilidade de melhorias.

“Se não houver mudanças vai continuar tudo na mesma, difícil”, sustentou a mesma fonte, que apontou como os maiores factores para as dificuldades a falta de emprego e o aumento de preços nos diversos produtos.

A enfermeira reformada referiu-se, por exemplo, a mudanças de preços em medicamentos e também num pacote de café, que, como asseverou, registaram aumentos em apenas alguns dias de diferença.

“Portanto, a perspectiva não é muito boa”, lançou.

Adilson Santos, por seu lado, reclamou de “atendimentos precários”, tanto na Câmara Municipal de São Vicente, como no Hospital Baptista de Sousa (HBS).

Vamos ter que mudar muita coisa, porque as instituições não estão a funcionar como deveriam ser. Se não temos dinheiro, não temos direito a um bom atendimento”, questionou.

Pior ainda, assegurou, é o aumento dos bens quando o salário continua na mesma. 

Mais emprego e mais rendimento também são os desejos de Silene Andrade que exortou as autoridades, como o presidente da Câmara Municipal de São Vicente, a ponderarem as prioridades. 

“Por exemplo, o dinheiro que foi investido nos quatro dias de festa na Rua de Lisboa poderia ser aplicado para ajudar as pessoas com menos condições”, sublinhou. 

Já Carlos Alberto disse não ter certeza de nada, mas guarda a esperança de ser um ano bom, em que mesmo sem emprego fixo, continue a ter o rendimento de cada dia, trabalhando em qualquer coisa que aparecer.

“Em São Vicente tudo é possível, mas a esperança é a última a morrer e vou continuar sempre optimista”, asseverou.

Optimismo é igualmentea palavra de ordem para Júlio Bruno, que assegurou ter sentido “boas vibrações” logo nesta entrada de 2025.

Os “bons agouros”, conforme a mesma fonte, foram vistos nos quatro dias de festa de passagem de ano, na Rua de Lisboa, que decorreram sem incidentes dignos de registo.

Isso é que é bom, porque os conflitos é que estragam tudo. Por isso acredito que vai ser um bom ano, porque entrou da melhor maneira”, afiançou. 

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Dipak
1 day 10 hours

Tratando-se de justiça não vale a pena gastar dinheiro dos contribuintes portugueses. O dinheiro deles tem cruz. Tribunais ...

Sandra
1 day 17 hours

Sucessos Waldir, sempre tu praticaste o que mais gostas, basktebol e foste sempre um grande atleta. Parabéns 🎊🎉🍾 e ...

ChatPTG
2 days 4 hours

Direito não existe em Cabo Verde. Está morto. Fecham as portas desses pseudo-tribunais e atiram as chaves ao mar. Ou entreg ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos