sexta-feira, 22 novembro 2024

A ATUALIDADE

Polícia moçambicana diz que é “prematuro” falar de pistas sobre duplo homicídio

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

- O Serviço Nacional de Investigação Criminal de Moçambique (Sernic) considerou hoje “prematura” a possibilidade de avançar pistas sobre a identificação e detenção dos executantes do duplo homicídio ocorrido na sexta-feira, em Maputo.

“É prematuro trazer informações de que há ou não pistas, mas podemos dizer que há informações que nos levam a algum ponto e este ponto acreditamos que pode ser esclarecedor de informação sobre o que podem ser as motivações e até possível identificação desses atores criminais”, disse o porta-voz do Sernic, Hilário Lole.

Em declarações à comunicação social, o responsável adiantou que aquela entidade está a trabalhar para esclarecer o duplo homicídio, mas pediu aos moçambicanos para não “perturbarem” a investigação.

 O porta-voz apelou à sociedade para “não desinformar, a não lançar informações falsas que podem perturbar o trabalho de investigação criminal para trazer o esclarecimento do mesmo facto”.

A polícia moçambicana confirmou no sábado, à Lusa, que a viatura em que seguiam Elvino Dias, advogado do candidato presidencial Venâncio Mondlane, e Paulo Guambe, mandatário do Povo Otimista para o Desenvolvimento de Moçambique (Podemos), partido que apoia Mondlane, mortos a tiro, foi “emboscada”.

O crime aconteceu na avenida Joaquim Chissano, centro da capital, e, segundo a polícia, uma mulher que seguia nos bancos traseiros da viatura foi igualmente atingida a tiro, tendo sido transportada para o hospital.

Em conferência de imprensa, o Sernic desmentiu ainda informações postas a circular nas redes sociais, dando conta de que desconhecidos teriam recolhido vestígios do local onde Elvino Dias e Paulo Guambe foram assassinados a tiro, incluindo cápsulas de balas e telemóveis dos que supostamente testemunharam os factos. 

“O Sernic, desde o primeiro minuto que tomou conhecimento, fez-se ao local, recolheu as evidências e vestígios, desde a viatura, invólucros que estavam espalhados no local e outros projéteis alojados na própria viatura foram recolhidos e estão sendo valorizados em termos de perícia criminal para nos trazer informações conducentes a esclarecer este facto criminal”, assegurou.

“Todos os vestígios, estamos a falar de invólucros, telemóveis e computadores que estavam naquela viatura e arredores daquele local, foram recolhidos pelo Sernic”, acrescentou o porta-voz.

A polícia de investigação criminal de Moçambique pediu igualmente aos estabelecimentos nos arredores do local onde o duplo homicídio ocorreu para disponibilizarem fitas de gravação das suas câmaras de segurança.

A Semana com Lusa

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

David Dias
9 days 13 hours

Todos querem ser escritores. Todos, todos, todos.

António
11 days 12 hours

Descilpem, mas os antigos reformados não vivem assim, pois pensões não foram atualizadas.

António
19 days 10 hours

Quando as eleições terminarem fiscalize essas construções em russ estreitas e que são autenticas autenticas bombas

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos