sexta-feira, 22 novembro 2024

A ATUALIDADE

São Vicente: Associação de Diabéticos alerta sobre práticas de vida saudável para retardar ou prevenir a doença

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A Associação dos Diabéticos de São Vicente realizou hoje um encontro com instituições parceiras para partilhar informações e recolher subsídios para alertar a população sobre alimentação e práticas de vida saudável para retardar ou prevenir a doença.

Em declarações à Inforpress, a presidente da Associação de Diabéticos de São Vicente, Carla Guiomar, que falava a propósito do encontro, explicou que cada vez mais o número de diabéticos tem aumentado a nível mundial, e em Cabo Verde o último estudo indica que 3,7 por cento (%) da população tem diabetes.

Além disso, durante o rastreio, sublinhou a mesma fonte, tem-se detectado o aumento de casos da doença, pelo que é necessário mitigar ou retardar o seu aparecimento. 

Daí, frisou, a importância do encontro com empresas e outras instituições parceiras dar-lhes conhecimento do papel da associação e recolher contributos para lutar contra esse flagelo que tem atingido a sociedade.

“O papel da associação é promover e educar sobre o estilo de vida saudável. Não só o estilo de vida saudável, também a prática de exercício físico, combater contra o sedentarismo. Estamos a ver que as pessoas cada vez mais estão a aderir a exercícios físicos, há mais academias. Mas tem pessoas que têm algumas limitações como, por exemplo, pessoas idosas, mas há actividades físicas podem fazer, mesmo com comorbidades”, explicou.

Conforme a presidente da Associação dos Diabéticos de São Vicente uma pessoa com diabetes pode estar controlada igual a uma que não é diabético. Ou seja, clarificou, pode ter níveis de açúcar normais, desde que pratique exercício físico, tome medicamentos e faça uma alimentação saudável.

Aliás, segundo a mesma fonte, a alimentação também é importante porque pode influenciar, não só na diabetes, mas também na maioria das doenças crónicas.

“Há algumas a quem nós podemos suspender medicamentos, porque elas conseguem compensar na alimentação e prática de exercício físico”, afirmou Carla Guiomar, para quem “se as pessoas tiverem uma boa alimentação, eliminarem os carboidratos, diminuírem o peso a diabetes pode regredir, mas se deixarem de seguir as recomendações a açúcar sobe”, afirmou.

 

A Semana com Inforpress

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

David Dias
9 days 13 hours

Todos querem ser escritores. Todos, todos, todos.

António
11 days 12 hours

Descilpem, mas os antigos reformados não vivem assim, pois pensões não foram atualizadas.

António
19 days 10 hours

Quando as eleições terminarem fiscalize essas construções em russ estreitas e que são autenticas autenticas bombas

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos