O vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças disse esta quarta-feira, na Cidade da Praia, que o Governo pretende atingir, até 2027, um salário mínimo convergente de 20 mil escudos para o sector público e privado.
A pretensão foi manifestada momentos antes de participar na Conferência de apresentação do Orçamento Sectorial sob o lema “Valorização da Administração Pública e política de rendimentos e preços no contexto do Orçamento do Estado de 2025”.
Na ocasião lembrou que a partir de Janeiro de 2025 o salário mínimo passa para 17 mil escudos no sector privado e 19 mil na administração pública, conforme o Acordo de Concertação Estratégica assinado em Fevereiro deste ano.
O salário mínimo actual é de 14 mil escudos no sector privado e 15 mil no sector público.
O Orçamento do Estado para 2025 está estimado em cerca de 92 milhões de contos, um aumento de 8 % em relação ao ano de 2024.
Segundo o Governo, prevê-se a preservação do quadro macroeconómico com um crescimento de 5 % da economia, a inflação entre 1 % e 2 %, um déficit orçamental à volta de 3 % e a dívida pública a continuar na trajectória decrescente a atingir cerca de 108 % a 110 % do Produto Interno Bruto (PIB).
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments