A vila da Ribeira da Barca, em Santa Catarina (Santiago) vai ter, ainda este ano, uma embarcação para reforçar as cantinas escolares, financiado pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO), em 7.000 contos.
Esta informação foi avançada hoje à Inforpress pelo presidente da Associação dos Pais e Encarregados de Educação da Ribeira da Barca (APEERB), Manuel Geraldo Rocha, que lembrou que este projecto experimental foi iniciado em 2015, ficou parado e não abandonado, por causa de alguns constrangimentos, sobretudo na alteração do projecto.
“Hoje graças ao financiamento da UNIDO a embarcação já se encontra num estaleiro na cidade da Praia para ser reabilitada e contamos lançá-la ao mar ainda este ano, com o objectivo de reforçar as cantinas escolares e empregar jovens de Ribeira da Barca”, congratulou-se o líder associativo.
Manuel Geraldo Rocha destacou como ganho 14 postos de trabalho directos e, indirectamente, toda a população dessa vila piscatória.
O montante de 7.000 contos, segundo a mesma fonte, destina-se à reabilitação da embarcação de oito metros, motor e outros equipamentos.
Sobre a rede, informou que vão ter de “bater em outras portas” para que a embarcação possa entrar em funcionamento ainda este ano.
Na ocasião, Manuel Geraldo Rocha lembrou que a associação que dirige tem em curso um outro projecto que visa recolher peixes junto dos pescadores e armadores locais e doar às cantinas escolares do município de Santa Catarina (Santiago).
Segundo explicou esta associação sem fins lucrativos, nessa primeira fase, deu o “pontapé de saída” abastecendo as cantinas escolares do agrupamento escolar de Ribeira Barca, visando contribuir para a melhoria da refeição quente dos alunos.
Numa segunda fase, este projecto, que vai reforçar a introdução do peixe na alimentação escolar, segundo este líder associativo, vai chegar às outras escolas de todo o concelho de Santa Catarina, para que estas também possam beneficiar de uma alimentação saudável e rica em proteínas.
Para a materialização do referido projecto, a APEERB conta com a parceria dos pescadores e armadores de Ribeira da Barca, que hoje fizeram a primeira doação de peixes para as cantinas escolares do agrupamento escolar dessa vila piscatória.
No entanto, Geraldo Rocha notou que, não obstante nessa primeira fase o foco sejam as escolas de Ribeira da Barca, em caso de excedente de peixes, vão doar para outras escolas de Santa Catarina.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments