sexta-feira, 22 novembro 2024

A ATUALIDADE

Santa Catarina de Santiago: Ribeira da Barca vai ter embarcação para reforçar cantinas escolares

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A vila da Ribeira da Barca, em Santa Catarina (Santiago) vai ter, ainda este ano, uma embarcação para reforçar as cantinas escolares, financiado pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO), em 7.000 contos.

Esta informação foi avançada hoje à Inforpress pelo presidente da Associação dos Pais e Encarregados de Educação da Ribeira da Barca (APEERB), Manuel Geraldo Rocha, que lembrou que este projecto experimental foi iniciado em 2015, ficou parado e não abandonado, por causa de alguns constrangimentos, sobretudo na alteração do projecto.

“Hoje graças ao financiamento da UNIDO a embarcação já se encontra num estaleiro na cidade da Praia para ser reabilitada e contamos lançá-la ao mar ainda este ano, com o objectivo de reforçar as cantinas escolares e empregar jovens de Ribeira da Barca”, congratulou-se o líder associativo.

Manuel Geraldo Rocha destacou como ganho 14 postos de trabalho directos e, indirectamente, toda a população dessa vila piscatória.

O montante de 7.000 contos, segundo a mesma fonte, destina-se à reabilitação da embarcação de oito metros, motor e outros equipamentos.

Sobre a rede, informou que vão ter de “bater em outras portas” para que a embarcação possa entrar em funcionamento ainda este ano.

Na ocasião, Manuel Geraldo Rocha lembrou que a associação que dirige tem em curso um outro projecto que visa recolher peixes junto dos pescadores e armadores locais e doar às cantinas escolares do município de Santa Catarina (Santiago).

Segundo explicou esta associação sem fins lucrativos, nessa primeira fase, deu o “pontapé de saída” abastecendo as cantinas escolares do agrupamento escolar de Ribeira Barca, visando contribuir para a melhoria da refeição quente dos alunos.

Numa segunda fase, este projecto, que vai reforçar a introdução do peixe na alimentação escolar, segundo este líder associativo, vai chegar às outras escolas de todo o concelho de Santa Catarina, para que estas também possam beneficiar de uma alimentação saudável e rica em proteínas.

Para a materialização do referido projecto, a APEERB conta com a parceria dos pescadores e armadores de Ribeira da Barca, que hoje fizeram a primeira doação de peixes para as cantinas escolares do agrupamento escolar dessa vila piscatória.

No entanto, Geraldo Rocha notou que, não obstante nessa primeira fase o foco sejam as escolas de Ribeira da Barca, em caso de excedente de peixes, vão doar para outras escolas de Santa Catarina.

A Semana com Inforpress

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

David Dias
9 days 20 hours

Todos querem ser escritores. Todos, todos, todos.

António
11 days 19 hours

Descilpem, mas os antigos reformados não vivem assim, pois pensões não foram atualizadas.

António
19 days 18 hours

Quando as eleições terminarem fiscalize essas construções em russ estreitas e que são autenticas autenticas bombas

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos