segunda-feira, 26 fevereiro 2024

S SOCIAL

Três alunos da Escola Pedro Gomes seleccionados para participar num intercâmbio nos Estados Unidos

Votos do utilizador: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Francisco Gomes, Ceila Baessa e Kiana Monteiro, acompanhados da professora de inglês Maria João Miranda vão participar, de 06 a 27 de Abril, num intercâmbio nos Estados Unidos, no âmbito do Pan Africa Youth Leadership Program (PAYLP).

A informação foi avançada à Inforpress pela professora de inglês, Maria João Miranda, à margem da visita da senadora estadual norte-americana Liz Miranda, que é a primeira mulher cabo-verdiana eleita para o cargo, àquele estabelecimento de ensino.

Segundo contou, o convite chegou da Embaixada dos Estados Unidos da América em Cabo Verde graças à parceria que a Escola Pedro Gomes, em Achada de Santo António, tem com uma escola americana em New Hampshire.

“Temos feito alguns contactos virtuais com a referida escola e agora a embaixada devido a esta parceria convidou-nos para participar neste programa, que é um programa em inglês, Pan Africa Youth Leadership Program (PAYLP).

Ou seja, explicou, trata-se de um programa para empoderar jovens líderes, em que os estudantes cabo-verdianos e de vários outros países africanos e americanos vão estar durante três semanas a percorrer várias cidades da América, começando em Atlanta, e termina em Washington.

“Vamos visitar escolas e vamos aprender a ser líderes, os alunos vão aprender a ser líderes, vão ter um treino nessa área, e quando chegarmos, o objectivo é implementar um projecto de acordo com aquilo que aprenderam na nossa comunidade”, especificou.

“Vão estar presentes mais de 30 países africanos, os alunos foram escolhidos com base na facilidade de interação em inglês, na sua forma de ser, na sua nota, tudo isso influencia”, acrescentou, afirmando que a expectativa é “óptima” e que estão todos ansiosos em aprender muito e implementar aquilo que foi possível na comunidade educativa.

Os estudantes, por seu lado, manifestaram “alta expectativa”, tendo em conta que é a primeira vez que vão viajar para os Estados Unidos da América.

“A expectativa é conhecer a cultura americana, aperfeiçoar o meu inglês, e também expor um pouco a cultura cabo-verdiana. Vai ser a minha primeira viagem fora de Cabo Verde e que seja uma grande aventura”, aventou Francisco Gomes, aluno do 10º ano.

Ceila Baessa, aluna do 11º afirmou que graças à parceria a escola tem mantido contacto com os alunos de escolas americanas, trocando cartas, e por estar sempre a participar disto e pelo mérito em inglês foi escolhida para este programa que espera aproveitar o máximo possível e consiga melhorar o seu inglês.

Já Kiana Monteiro de 11º ano espera com esta viagem que outras portas se abram nomeadamente na questão do curso superior, manifestando-se “orgulhosa” pelo esforço que tem feito que lhe permitiu ser seleccionada.

Igualmente a senadora manifestou-se “feliz” com este projecto, tendo avançado que é com este propósito que visitou a Escola Pedro Gomes, uma vez que pretende idealizar projectos do tipo para que a escola possa partilhar experiência com escolas americanas, prometendo que vai arranjar um jeito de acolher os três estudantes que vão ao intercâmbio em Abril.

 

A Semana com Inforpress

 

07 de fevereiro 2024

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Tota
7 days 15 hours

CV nas mãos destes malfeitores, o povo está lixado. Porque para além de corruptos são incompetentes e diabólicos

Comentário bodona
21 days 6 hours

Parece que as coisas estão a complicar-se e de que maneira no Senegal.

Efrem Soares
27 days 12 hours

Para agradecer a reação positiva dos amigos no messenger, pelas mensagens enviadas, e propor para comentarem aqui no on

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana@gmail.com
asemana.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 | 993 28 23 | 9727634
Contacte - nos

Outras Referências