sexta-feira, 30 outubro 2026

Democracia, Estado de Direito e Soberania em África: Entre a Independência Política e a Emancipação Civilizacional

O parlamentarismo, a separação dos poderes, os partidos políticos modernos e os mecanismos eleitorais surgiram em determinados contextos culturais e históricos.Quando estes modelos chegaram a África, encontraram sociedades organizadas segundo referências diferentes. Em muitas comunidades existiam sistemas próprios de resolução de conflitos, formas tradicionais de autoridade, mecanismos de consulta colectiva e estruturas de legitimação do poder que não correspondiam exactamente ao modelo liberal europeu.

Por Péricles  Tavares*


Introdução

O debate contemporâneo sobre a democracia e o Estado de Direito em África continua frequentemente preso a indicadores institucionais, índices internacionais e avaliações produzidas por organismos multilaterais. Todavia, por detrás dos conceitos jurídicos e políticos que dominam a linguagem do nosso tempo, permanece uma questão fundamental: até que ponto os Estados africanos, formalmente independentes, alcançaram uma soberania plena e uma verdadeira emancipação civilizacional?



As declarações do antigo Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, sobre a fragilidade do Estado de Direito em África convidam-nos a uma reflexão mais profunda. Antes de perguntar se a democracia africana funciona adequadamente, talvez seja necessário interrogar a própria natureza dos conceitos que utilizamos para medir essa realidade.



A independência política e os limites da soberania

A independência dos países africanos constituiu uma das maiores transformações políticas do século XX. Povos submetidos durante séculos à dominação colonial recuperaram o direito de governar os seus territórios e de determinar o seu destino colectivo.

Contudo, a independência política não significou necessariamente soberania absoluta.

As fronteiras herdadas da colonização permaneceram praticamente inalteradas. As administrações públicas continuaram a funcionar em línguas europeias. Os sistemas jurídicos conservaram modelos importados. As estruturas económicas mantiveram fortes dependências dos antigos centros metropolitanos e dos novos pólos de influência internacional.

Desta forma, muitos Estados africanos alcançaram a soberania jurídica sem atingirem uma soberania integral. São nações politicamente livres mas frequentemente condicionadas por factores externos de natureza cultural, económica, tecnológica e geopolítica.



A independência permitiu a libertação do domínio colonial directo; não eliminou necessariamente todas as formas de dependência.

Democracia: valor universal ou produto histórico?

A democracia é frequentemente apresentada como um valor universal. Contudo, a sua formulação moderna nasceu de uma experiência histórica específica do Ocidente.

O parlamentarismo, a separação dos poderes, os partidos políticos modernos e os mecanismos eleitorais surgiram em determinados contextos culturais e históricos.

Quando estes modelos chegaram a África, encontraram sociedades organizadas segundo referências diferentes. Em muitas comunidades existiam sistemas próprios de resolução de conflitos, formas tradicionais de autoridade, mecanismos de consulta colectiva e estruturas de legitimação do poder que não correspondiam exactamente ao modelo liberal europeu.

Isso não significa que os valores democráticos sejam incompatíveis com África. Pelo contrário. Significa apenas que a sua implantação não pode ser compreendida como uma mera transferência institucional.



A democracia torna-se mais sólida quando consegue dialogar com a história e a cultura do povo que pretende servir. Quando esse diálogo não existe, surge uma tensão permanente entre a legalidade formal do Estado e a legitimidade social das comunidades.



O Estado de Direito como etapa de emancipação

O conceito de Estado de Direito é normalmente associado à submissão de todos os cidadãos e governantes à lei.

Trata-se de uma conquista civilizacional importante. A lei substitui o arbítrio, limita o poder e protege direitos fundamentais.

Mas existe uma dimensão mais profunda.

O Estado de Direito pode ser entendido como um processo de emancipação colectiva. Um povo deixa de estar sujeito à vontade do príncipe, do chefe ou do governante e passa a reconhecer-se como sujeito de direitos.

Todavia, a emancipação jurídica não é necessariamente uma emancipação completa.



Uma sociedade pode possuir Constituição, tribunais independentes e eleições regulares e, ainda assim, permanecer culturalmente dependente, intelectualmente subordinada ou economicamente vulnerável.



Por essa razão, a construção do Estado de Direito em África não deve limitar-se ao aperfeiçoamento das instituições. Deve também promover a capacidade dos povos africanos de se reconhecerem como autores da sua própria trajectória histórica.

Língua, fé e costumes: a construção de identidades mestiças

Uma das características mais marcantes da realidade africana contemporânea é a coexistência de múltiplas influências culturais.



As línguas coloniais tornaram-se línguas de Estado. As grandes religiões universais coexistem com crenças ancestrais. Os costumes tradicionais convivem com hábitos provenientes da globalização. A identidade africana moderna nasceu desta fusão complexa.

 



Não se trata apenas de uma miscigenação biológica ou demográfica. Trata-se sobretudo de uma miscigenação cultural, civilizacional e simbólica. A experiência colonial, a evangelização, a escolarização e a integração na economia mundial contribuíram para produzir sociedades híbridas, onde o local e o global coexistem permanentemente.

Neste contexto, torna-se difícil falar de pureza cultural ou de retorno a uma condição originária. A própria realidade contemporânea é produto de séculos de cruzamentos e influências mútuas.

A África actual não é apenas herdeira das suas tradições ancestrais; é também resultado das transformações históricas que a ligaram ao resto do mundo.

O desafio da soberania civilizacional

Talvez a principal questão do século XXI para o continente não seja apenas consolidar a democracia eleitoral ou fortalecer os tribunais.

O desafio mais profundo poderá ser a conquista de uma soberania civilizacional.

Isto significa a capacidade de cada povo pensar-se a si próprio, produzir conhecimento, formular os seus modelos de desenvolvimento e construir instituições que correspondam simultaneamente às exigências universais da dignidade humana e às particularidades das suas experiências históricas.



A verdadeira independência não consiste apenas em ter uma bandeira, um governo e um assento nas Nações Unidas.

Consiste em possuir autonomia intelectual suficiente para definir o próprio caminho.



Conclusão

As observações de Jorge Carlos Fonseca sobre as dificuldades do Estado de Direito em África são pertinentes. Contudo, a fragilidade institucional que se observa em muitos países do continente não pode ser analisada exclusivamente através de indicadores jurídicos ou políticos.

Existe uma questão mais profunda relacionada com a natureza da própria emancipação africana.

A independência libertou os territórios do domínio colonial, mas o processo de construção da soberania continua em curso. A democracia, o Estado de Direito, a língua, a fé e os costumes fazem parte de uma realidade complexa onde herança e inovação, dição e modernidade, autonomia e dependência coexistem permanentemente.

Por isso, a grande interrogação do nosso tempo talvez não seja simplesmente saber se África se tornou independente.

A verdadeira questão é saber até que ponto os povos africanos alcançaram a plena soberania sobre o seu destino político, cultural e civilizacional. Somente quando essa emancipação for plenamente realizada, a independência deixará de ser apenas um acto histórico para se transformar numa condição completa de liberdade.

Praia, 28 Outubro de 2026
-----

*Politólogo

Colunistas

Péricles Tavares
Péricles Tavares
29 Oct. 2026
Democracia, Estado de Direito e Soberania em...
O parlamentarismo, a separação dos poderes, os partidos políticos...
Efrem Soares
Efrem Soares
29 Oct. 2026
Energia: Sal de volta aos cortes...
  Apelo, mais uma vez, ao Governo para que dê...
Alexandre Vieira Fontes
Alexandre Vieira Fontes
27 Oct. 2026
Falta de dinheiro ou melhor alocação dos...
O desenvolvimento de um país não depende apenas da...
Léo Rosa de Andrade
Léo Rosa de Andrade
27 Oct. 2026
BRINCAR COM A SORTE
Eu pensava na palavra sorte e fui bater no...
César Augusto G. Garcia
César Augusto G. Garcia
21 Aug. 2026
COISAS DO ESTADO ou ESTADO DE COISAS...

Comentários

joão do rosário
23 dias atrás

SENHOR PRESIDENTE, DEIXE-SE DE TRETAS: NÓS SABEMOS QUEM O SENHOR É José Maria Neves vem agora dizer que é “muito melho ...

jcf
24 dias atrás

Cabo Verde tem uma facilidade extraordinária para comentar o que se passa na casa dos outros. Guiné-Bissau, Angola, Moçamb ...

joão do rosário
26 dias atrás

Isto já parece gozo. 177 casos desde o início do ano e já estão outra vez a sacudir o fantasma da pandemia. Sem números ...

Pub-Reportagem

publireport