Os trabalhadores da ASA, no Sal, ameaçam entrar em greve, por um período de 48 horas, de 01 a 03 de Setembro, abrangendo todas as classes profissionais nos aeroportos do Sal e de São Vicente.
A causa desta greve, que deverá ter início às 07:30 do dia 01 de Setembro, devendo terminar às 07:30 do dia 03, do mesmo mês, prende-se com o não pagamento do subsídio de férias de 2021.
Segundo a presidente do Sindicato dos Transportes, Comunicações e Administração Pública (Sintcap), Maria de Brito, a posição do Conselho de Administração da Empresa Nacional de Aviação e Segurança Aérea (ASA), “que se recusa” a encontrar-se com os sindicatos, dizendo “taxativamente” que o assunto subsídio de férias “está fechado”, provocou “uma revolta” nos trabalhadores, pelo que entenderam partir para a greve.
“Dizem que os sindicatos são livres para continuar a tentar obter o subsídio de férias de 2021 pelas vias que considerarem adequadas, enfatizando que um encontro com esse CA, não lhes parece ser um desses meios”, contou a sindicalista, contestando a forma como a administração vem lidando com os trabalhadores.
Maria de Brito informou que o pré-aviso de greve foi entregue hoje, na Administração da ASA e na Direcção Regional do Trabalho e deixou claro que os trabalhadores não irão desistir de lutar para que a empresa pague esse subsídio, já que é um direito adquirido, conforme realçou.
A sindicalista explicou que a decisão da greve saiu da assembleia-geral com os trabalhadores e adiantou que o Sintcap recebeu uma outra resposta do conselho de administração, não obstante manter a posição de não pagar o subsídio em causa, disponibilizando-se a encontrar-se com os sindicatos, na segunda quinzena de Setembro.
“O Sintcap não podia deixar de cumprir uma deliberação saída da assembleia-geral dos trabalhadores, deixando de entregar o pré-aviso de greve, na data decidida nessa assembleia”, esclareceu, Maria de Brito, reiterando “total disponibilidade e abertura”, para continuar a dialogar com a Administração da ASA, com vista a ultrapassar os diferendos. A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments