sexta-feira, 20 setembro 2024

P POLÍTICA

Governo cabo-verdiano insta segurança social a reajustar leilões com urgência

Votos do utilizador: 3 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O Governo cabo-verdiano instou hoje a administração do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) a reajustar o processo dos leilões de depósito “com a maior urgência possível” e ameaça tomar medidas caso isso não aconteça.

O que importa agora é o INPS, com a maior urgência possível, reajustar todo o aparato em termos de procedimento para a feitura dos leilões, articular com as entidades competentes”, pediu o vice-primeiro-ministro, em declarações aos jornalistas, na cidade da Praia.

Em 08 de julho, O Governo cabo-verdiano anunciou alterações aos leilões de depósitos da segurança social, depois de, em março, o banco central ter alertado para falta de transparência e riscos para alguns bancos.

Quando tudo estiver devidamente clarificado, transparente, seguro do ponto de vista dos regulamentos, vamos avançar para o processo de leilões”, prometeu Olavo Correia.

O também ministro das Finanças disse que esse dossier está “arrumado” e que agora o objetivo é retomar leilões com base nessas recomendações que o INPS “tem de cumprir”, sob pena de o executivo tomar medidas.

Está tudo claro como deve acontecer e nós estaremos atentos para observarmos o comportamento dos atores e, em função desses atos, o Governo tomará as decisões adicionais que forem necessárias”, avisou.

O ministro salientou que o processo será bom para o sistema financeiro cabo-verdiano, mas com “regras conhecidas por todos, para que não haja nenhum ruído, porque o sistema “vive de confiança, de estabilidade e de previsibilidade”.

As medidas do Governo anunciadas há pouco mais de uma semana incluem “a anulação do segundo leilão” e a submissão do primeiro depósito a prazo “a um novo leilão nos novos moldes propostos”.

Em causa estão dois leilões de depósitos feitos no final de 2023, junto dos bancos do arquipélago, como forma de o INPS obter as melhores condições para os seus fundos.

A Semana com Lusa

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

joao neves2
8 days 1 hour

Porquê que as eleições têm de ser realizadas apenas num Domingo? O Governo não pode conceder tolerância de ponto?

D. G. WOLF
16 days 20 hours

A Guiné-Bissau é uma espinha atravessada na garganta dos cabo-verdianos.

JP
20 days 22 hours

hehehe SATANÁS ta inspeciona DEMONIOS hehehe Só trossa propi

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos