sexta-feira, 20 setembro 2024

P POLÍTICA

Movimento narcotráfico/São Vicente: Polícia Judiciária detém cinco homens e uma mulher em operação de combate ao tráfico de droga

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A Polícia Judiciária (PJ), em São Vicente, deteve na madrugada deste sábado, 08, cinco homens e uma mulher numa operação que envolveu a Polícia Nacional e as Forças Armadas para combate ao tráfico de droga. Para observadores atentos, trata-se de mais uma investida  contra o movimento de narcotráfico no arquipélago, depois de várias outras travadas recentemente   pela polícia científica, em parceria com as outras forças de segurança.

 

Conforme comunicado da PJ a que a Inforpress teve acesso, a operação denominada de “Operação Epicentro” foi desencadeada em cumprimento de um mandado judicial referente a investigação de uma rede criminosa cujo núcleo se centrava na localidade de Campim.

O Ministério Público, segundo a mesma fonte, delegou competências ao Departamento de Investigação Criminal do Mindelo da Polícia Judiciária para investigar uma rede criminosa suspeita da prática dos crimes de tráfico de estupefacientes, receptação e lavagem de capitais em diversas artérias da ilha, mas cujo centro de comando dos referidos crimes se centrava na zona do Campim.

Como resultado, avançou a PJ, fez-se a detenção de cinco homens e uma mulher e procedeu-se à apreensão de uma “certa quantidade” de cocaína, haxixe, cannabis, viaturas, motociclos, electrodomésticos, produtos eléctricos, ferramentas, relógios, uma quantia em dinheiro, entre outros objectos com “relevância probatória, resultado das buscas realizadas em diversas residências”.

A intervenção, que foi constatada “in loco” pela Inforpress, contou com dezenas de inspectores da Polícia Judiciária e um “forte aparato” policial da Polícia Nacional e das Forças Armadas, que fizeram um cerco completo à zona de Campim, inclusive na estrada que liga a zona ao aeroporto de São Pedro.

As autoridades, conforme a nota da PJ, realizaram buscas em diversas residências da zona de Chã de Tiliza e na encosta da localidade de João Évora (João D' Ebra, nome mais popularmente conhecido) que foram presididas por magistrados do Ministério Público.

Como constatou a Inforpress, no local, na madrugada, em cada canto da zona, podia-se ver grupos de policiais e militares armados, que limitaram o trânsito e a circulação de pessoas, inclusive com alguns transeuntes a serem revistados a "pente fino".

Durante a operação, por razões de segurança, a força policial também impediu a saída de cerca de 20 pessoas de um bar da zona e que foram mantidas no local por mais de duas horas.

Entretanto, a polícia científica diz acreditar ter interrompido, com esta “Operação Epicentro”, um dos mais relevantes circuitos de vendas de “grandes quantidades” de drogas e outros crimes na ilha de São Vicente.

 

Outras apreenções

Entretanto, a ação da PJ cabo-verdiana no combate ao tráfico de droga tem levado a outras apreensões recentes no país.

Conforme lembrou a Lusa, há duas semanas, o Tribunal de São Vicente decretou prisão preventiva a um dos dois detidos na posse de dois quilos de haxixe transportado num táxi.

Em março, pacotes de cocaína foram encontrados junto à costa, na ilha do Maio, num caso em que nove pessoas ficaram em prisão preventiva - a ilha fica a pouco mais de 20 quilómetros de Santiago, ilha da capital, Praia.

Segundo ainda a Lusa, mm mês antes, em fevereiro, a procuradoria da Comarca de São Filipe, na ilha do Fogo, emitiu um mandado de buscas à residência dos dois suspeitos, de 27 e 33 anos de idade, onde foi apreendida cocaína, em quantidade não revelada, produtos de corte, munições, balanças de precisão e dinheiro.

 

 

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

joao neves2
7 days 17 hours

Porquê que as eleições têm de ser realizadas apenas num Domingo? O Governo não pode conceder tolerância de ponto?

D. G. WOLF
16 days 12 hours

A Guiné-Bissau é uma espinha atravessada na garganta dos cabo-verdianos.

JP
20 days 14 hours

hehehe SATANÁS ta inspeciona DEMONIOS hehehe Só trossa propi

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos