sexta-feira, 14 junho 2024

P POLÍTICA

Presidente de Cabo Verde felicita partido no poder pelo seu 34.º aniversário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O Presidente cabo-verdiano, José Maria Neves, felicitou o Movimento para a Democracia (MpD), partido no poder em Cabo Verde, pelo seu 34.º aniversário, anunciou hoje a presidência cabo-verdiana.

Numa carta enviada ao presidente do MpD, Ulisses Correia e Silva, também primeiro-ministro cabo-verdiano, o chefe de Estado considerou que se trata de uma “data marcante para todos os seus fundadores, militantes e dirigentes”.

José Maria Neves, antigo primeiro-ministro e eleito Presidente da República com apoio do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, na oposição parlamentar), entendeu ainda que o MpD foi um “destacado protagonista da transição para a democracia”, que viria acontecer um ano depois da sua fundação, em 14 de março de 1990.

O MpD foi ainda protagonista da “fundação do Estado de Direito Democrático e de importantes reformas políticas, económicas e sociais, e tem sido um partido com grande força representativa na sociedade cabo-verdiana”, completou Neves.

Num momento considerado “crucial” da vida política do país, e com desafios internacionais complexos, o Presidente cabo-verdiano pediu “consensos” sobre questões nacionais essenciais, mesmo com as “diferenças e divergências” entre os dois partidos do arco do poder em Cabo Verde.

Fundado em 14 de março de 1990, 15 anos após a independência (1975) em que o PAICV foi o partido único em Cabo Verde, o MpD viria a ganhar as primeiras eleições multipartidárias em 1991, e governado durante os 10 anos seguintes.

O PAICV voltou ao poder em 2001 e governou o arquipélago até 2016, ano em que o MpD voltou o poder.

A Semana com Lusa

15 de Março de 2024

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Antonio
17 days 12 hours

Que grande reflexão do Água Lusa!!! Bem enquadrado. Até os nascidos na era portuguesa não são valorizados.

Daniel Dias
21 days 17 hours

Coitado do Leão Vulcão. Perdeu o emprego.

liketerra
23 days 9 hours

A criminalidade Murdeira já é de muito tempo e inclui os proprios admnistradores condominio que mandam os guardas agridi

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos

Outras Referências