domingo, 31 agosto 2025

P POLÍTICA

OE 2026 vai reforçar acesso à justiça, modernizar serviços e promover reinserção social – Vice-PM

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia, afirmou hoje que o Orçamento do Estado 2026 (OE 2026) criará as condições necessárias para reforçar o acesso efectivo à justiça e promover a reinserção social.


Numa publicação na sua página oficial do Facebook, Olavo Correia comunicou que o Ministério das Finanças realizou na sexta-feira, uma reunião de arbitragem com o Ministério da Justiça, com o objectivo de alinhar prioridades.


Entre os principais compromissos assumidos, destacam-se o reforço do acesso à justiça, a modernização institucional e a promoção da reinserção social dos ex-reclusos.

“O OE 2026 criará as condições necessárias para garantir o acesso efetivo à justiça e aos direitos fundamentais, reduzir as pendências nos tribunais e no Ministério Público, modernizar os serviços da Polícia Judiciária e disponibilizar, de forma digital, a maioria dos serviços dos Registos Notariais e de Identificação (RNI)”, apontou.

O vice-primeiro-ministro sublinhou ainda que a justiça é essencial para a paz social, a defesa dos direitos e liberdades, e para a criação de oportunidades reais para os cidadãos. 

“A justiça é condição essencial para o crescimento sustentável e para a construção de um país mais justo, inclusivo e com igualdade de oportunidades para todos”, ressalvou.

A proposta do OE 2026 insere-se num quadro de crescimento económico sustentado, com uma previsão de crescimento do PIB na ordem dos 6%, e numa fase de afirmação de Cabo Verde como país de rendimento médio-alto.

O documento orçamental está orientado por metas de responsabilidade fiscal, incluindo a “redução histórica” da dívida pública para 96,3% do PIB, um patamar que não era atingido desde 2014.

Segundo Olavo Correia, o OE 2026 continuará a ser guiado pelos pilares de diversificação económica, coesão social e territorial, e sustentabilidade, consolidando um modelo de desenvolvimento centrado no capital humano e na eficiência institucional.

 

A Semana com Inforpress

Terra
Democracia
Esses atores deve ser mudado para serviços públicos para fazer trabalhos da limpezas, E para dar respeitos o que merece ?
0
Terra
This time I will writing in English K investment is ridiculous. Does circus dick 20 million count K Veron with down my authorization invest in this prophecy and I went there an emergency and removing my money out of there in Kaven they don’t have a just justice because all of them is crooks. By the way another witches they need to be looking into it as ASA investment they have a lot of issues there too I have a right to say this because I am one of them which is they try to screw before and I don’t want nobody to go to this OK and thank you and I’m sorry to say that, but that’s a reality. Democracy doesn’t have a color. Yes you have a right to express yourself.
0

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Mario
1 day

Faça-se o monumento! A história vai agradecer!

Terra
1 day 6 hours

A democracia em Cabo Verde nao existe direitos da liberdade so existe para os políticos? Me disculpa dereito de falar.

Filomena
1 day 17 hours

Oxalá se resolva de uma vez por todas o probkema dos transportes para a Brava. Quem é esse. engracado que vaticinou que ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos