Em tempos de mudança, Isaías Varela, atual presidente da Câmara de São Domingos de Santiago, anunciou hoje, em conferência de imprensa, as razões principais da sua candidatura à liderança da Associação Nacional dos Municípios Cabo-verdianos (ANMCV), cujo X Congresso acontece esta sexta-feira,21, na Assembleia Nacional, na cidade da Praia. Unir os autarcas para uma frente ampla em prol do municipalismo e gerir a institiuição em diálogo com o Estado são entre outras prioridades da candidatura de Varela à presidência da organização.
«Temos propostas sobre objetivos, ritmos e calendários. Propomos a elevação do nível de participação local na gestão dos assuntos, em linha com as aspirações dos munícipes cabo-verdianos. A Agenda Autárquica que iremos apresentar à discussão, amanhã, reflete os anseios e aspirações dos 22 municípios de Cabo Verde e representa um ponto de viragem no nosso País», asseverou Isaías Varela.
Em conferência de imprensa, o autarca fez questão de realçar que os resultados eleitorais de 1 de Dezembro (PAICV vence 15 das 22 câmaras municiapis do país) tornaram possível a liderança do partido na ANMCV e a oportunidade de levar ao debate e à opção da Associação dos Municípios Cabo-verdianos de um conjunto de novas propostas e ideias sobre o desenvolvimento e a governação local em Cabo Verde.
Entende que essa oportunidade não deve ser desperdiçada. «Assim, decidimos com o apoio da maioria dos meus colegas autarcas do PAICV (venceu, numa votação através de uma plataforma electrónica organizada pela UNICV uma outra lista liderada por Carlos Silva, presidente da Câmara de Santa Cruz) protagonizar uma candidatura que esteja sintonizada com a mudança ocorrida com as eleições autárquicas de 1 de Dezembro e com as aspirações expressas por quase 70% dos munícipes eleitores cabo-verdianos».
Varela ja definiu as priorudades da sua candidatura em prol do municipalismo cabo-verdiano. «Propomo-nos unir todos os autarcas de Cabo Verde numa Frente para um avanço decisivo do municipalismo em Cabo Verde. Propomos um diálogo com o Estado num espírito que chamamos de ‘governança cooperativa’ para atingir um conjunto de metas e objetivos de descentralização de competências e recursos para alçar as ilhas e os municípios a um nível de desenvolvimento compatível com 33 anos de existência do Poder Local democrático em Cabo Verde».
Objetivos e agenda
«Temos propostas sobre objetivos, ritmos e calendários. Propomos a elevação do nível de participação local na gestão dos assuntos, em linha com as aspirações dos munícipes cabo-verdianos. A Agenda Autárquica que iremos apresentar à discussão, amanhã, reflete os anseios e aspirações dos 22 municípios de Cabo Verde e representa um ponto de viragem no nosso País», acrescentou Isaías Varela.
Disse que assumiu esta sua candidatura à lideranaça da ANMCV com a consciência clara da nobreza, do mérito e da oportunidade dos propósitos que o animam e dos encargos que a missão exige. «Encaramos a missão enquanto autarcas de Cabo Verde conscientes da contribuição que é necessária, neste tempo para a nossa Associação de Autarcas»,sunlinhou o autarca, convidando a comunicação social e a sociedade cabo-verdiana a acompanhar os debates do X Congresso da ANMCV, esta sexta-feira na Assembleia Nacional, para tomarem conhecimento das propostas e deliberações dos autarcas cabo-verdianos neste tempo de mudança.
Isaías Varela lembrou que, enquanto presidente da Associação dos Autarcas do PAICV, recebeu, em 2021, a confiança dos seus pares, colegas presidentes de câmaras e de assembleias municipais para representar os eleitos locais do Ppartido e suscitar os debates sobre a estratégia política do PAICV em relação ao desenvolvimento do Poder Local, à descentralização e modernização da gestão autárquica em Cabo Verde.
«Com a ajuda de uma Fundação alemã ( Fundação Friedrich Ebert) pudemos organizar um conjunto de debates, com a participação de especialistas nacionais e estrangeiros sobre o desenvolvimento dos municípios e cidades justas e modernas, habilitando os autarcas do PAICV com o que de mais moderno se discute hoje no mundo», destacou.
De saIientar que, a nível do PAICV, Fábio Vieira, atual presidente da Câmara Municipal dos Mosteiros, anunciou também concorrer à liderança da Associação Nacional dos Municípios Cabo-verdianos (ver este jornal).
Terms & Conditions
Report
My comments