sexta-feira, 29 março 2024

P POLÍTICA

Santiago Norte: Partidos voltam às ruas após pausa para semana pascal

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Depois de uma pausa devido ao Domingo da Páscoa, os quatro partidos políticos concorrentes ao círculo de Santiago Norte (PP, PAICV, MpD e UCID) aproveitaram as primeiras horas da manhã desta segunda-feira, 05, para repensarem e reagendarem as suas ações de campanha eleitoral e porem “pés na estrada” para fazerem convencer os eleitorados de toda a região de Santiago Norte sobre as suas propostas de medidas de políticas constantes das respetivas plataformas eleitorais.

PP: Equipa de Santiago Norte reforça capmanha em Castelão e Achada Mato de Santiago Sul

Em reforço da capanha em Santiago Sul, esta segunda-feira, a lista do PP de Santiago Norte promoveu contatos porta-a-porta nos bairros de Castelão e Achada Mato. Tudo com o propósito de "garantir a confiança dos eleitores, para que o seu partido consiga alguns deputados "que representem o povo" e acabe com a “ditadura parlamentar”, aponta o cabeça de lista para Região Norte da ilha maior, Arlindo Mendes Vieira.

“Nossas maiores ambições visam acabar com o poder centrado nos dois maiores partidos (MpD e PAICV), representar as pessoas de todas as regiões do País e assim, teremos a oportunidade de propôr e discutir junto do Governo, os problemas que afligem as famílias cabo-verdianas”.

Para este cabeça de lista, as pessoas, sobretudo os jovens já não acreditam nos sucessivos governos do País. “Exigem mais emprego, serviços públicos de mais qualidade, acessos à água, eletricidade, novas tecnologias e não abrem mão da manutenção do poder de compra”, afirma, sublinhando que fatia expressiva dos jovens cabo-verdianos acredita que o País estaria melhor se os dois maiores partidos mudassem os seus cenários políticos.

UCID sublinha "falhanço" do Governo para convencer o eleitorado de Santiago Norte

Com a reprogramação do calendário das ações de campanha eleitoral devido à semana pascal, Neida Rompão, cabeça de lista da União Cabo-verdiana Independente Democrática (UCID), para Santiago Norte, confirmou as deslocações das suas equipas às localidades de Gil Bispo, Bolanha, Achada Galego, Salto, Santa Cruz e Concelho de Tarrafal para convencer os eleitores. Isso, salienta, mostrando-lhes os “falhanços” nas políticas públicas do atual Governo do MpD.

“O Governo de Ulisses Correia e Silva nunca teve políticas públicas voltadas para o desenvolvimento de Santiago Norte, sobretudo para os nossos jovens. Falhou redondamente nos setores de emprego juvenil, habitação social, agricultura, criação de gado, entre outros", nota . E acrescenta que "aliás, os jovens são a nossa prioridade para o desenvolvimento de uma sociedade e equilibrada”. Esta realça ainda que o Governo do MpD não cumpriu as suas promessas, mas sim, “contribuiu para que muitas famílias caíssem na pobreza extrema”.

“Caso for eleito na região Norte, o nosso partido vai investir nos domínios de maior rendimento e sustentabilidade das famílias, nomeadamente agricultura, criação de gado, pesca e turismo rural”, indica Neida Rompão.MpD retoma a campanha depois de três dias de interrupção

O Movimento para a Democracia (MpD), que depois de interromper as atividades eleitorais em Santiago Norte, por causa da comemoração da Semana Santa, retomou esta segunda-feira, o quinto dia da campanha, a desdobrar-se para fazer chegar as mensagens aos eleitores.

Segundo uma conversa tida com o asemanaonline, o mandatário da lista do MpD para Santiago Norte, josé Pedro Nunes Soares, os candidatos do seu partido mostram-se confiantes em convencer as pessoas. “A nossa mensagem é de muita confiança e estamos a percorrer todas as localidades da região para convencer as pessoas para mais um mandato”, exclama.

"As políticas sociais e económicas estão a ter fortes impactos no seio da população e vamos reforçar a boa governança e a descentralização com mais investimento no desenvolvimento local, sobretudo nos setores primários (agricultura, pesca e criação de gado), para que as pessoas tenham melhores rendimento e condições de vida”, reflete Soares.

O MpD aponta como principais prioridades para Região Norte de Santiago, a promoção e desenvolvimento da agricultura e pecuária, sem esquecer outros setores como habitação social, emprego juvenil, formação profissional para os jovens, entre outras.

PAICV preocupado com o subdesenvolvimento em Santiago Norte

Tendo efetivado contatos porta-a-porta nas localidades de Picos e Calheta, esta segunda-feira, a juntar-se às visitas diárias realizadas por estes dias, o Partido Africano da Independência de Cabo (PAICV) assume a este diário digital que tem registado uma taxa significativa de desemprego e subdesenvolvimento na Região Norte de Santiago. Os Tambarinas mostram-se confiantes numa vitória nas eleições de 18 de abril, através da “boa recetividade" das suas mensagens aos eleitorados.

Como cabeça de lista do PAICV para Santiago Norte, João Batista Pereira anuncia como prioridades da plataforma eleitoral do seu partido para a região, o abastecimento de água para consumo e agricultura, o desenvolvimento da pecuária, resolução do problema de saneamento básico, combate ao desemprego juvenil, criação de mecanismos para a transformação de produtos hortícolas, entre outros domínios.

“Nesta região, sobretudo nos Picos, Calheta e várias outras localidades por onde percorremos, temos notado que há uma grande penúria de água, falta de incentivos para agricultura e pecuária, muito desemprego juvenil e há muitas famílias sem casas de banho”, salienta.

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

José Anónimo
21 hours 44 minutes

E, porque é que não pedem um parecer aos utentes? Qual é o impacto se um jet-ski provocar um acidente a um banhista?

Meu nome
14 days

nhoz fulia mpd na mar nhoz txora so saco plastico ki pod dentu del

José Teodoro de Jesus Cardoso
14 days 18 hours

Concordo contigo Cesar, e quem é contabilista de verdade e ama a sua profissão deve subscrever a este artigo.

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana@gmail.com
asemana.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 | 993 28 23 | 9727634
Contacte - nos

Outras Referências