quinta-feira, 28 março 2024

P POLÍTICA

Praia: Arranque da campanha com passeatas e festas com artistas

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A campanha eleitoral em Santiago Sul arranca em força na Capital, com fortes movimentações de terreno entre os principais representantes dos sete concorrentes à chefia do Estado de Cabo Verde no pleito de 17 deste mês. Mas o destaque vai para uma passeata na Praia promovida pela candidatura de Hélio Sanches e uma festa organizada pela equipa de Casimiro de Pina no Quintal da Música com a participação de vários artistas nacionais.

José Maria Neves, que concorre sob o lema “Djunta Mon, kabésa Y Korason”, que conta com o apoio do partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), dá o pontapé de saída oficial à sua campanha, a partir de São Vicente, onde via realizar com um comício festa em Monte sossego, no final da tarde desta quinta-feira. Neves justifica a sua escolha por São Vicente como mais um sinal do seu compromisso para com uma magistratura de proximidade das pessoas e “descentralização”, em que pretende estar “presente” em todo o território nacional. Trata-se de um gesto “para engrandecer a ilha, “mas também poderia ser qualquer uma das ilhas” de Cabo verde, explica o candidato.

Em Santiago Sul, mais concretamente na capital, a caravana do candidato a «Presidente Necessário» iniciará, a partir das 18H30 desta quinta-feira, 30 de setembro, no largo do Estádio da Várzea, um desfile de carros.

Para o candidato Hélio Sanches, a campanha vai começar com uma passeata com batucadas, a respeitar todas as medidas sanitárias para o combate à COVID-19. A concentração, explica a candidatura, será às 15horas, com o arranque a acontecer às 17 horas, na Avenida Cidade de Lisboa. Uma avenida principal que, segundo a mesma fonte, terá as melhores condições e poder de trazer mais notoriedade a esta ação.

Já o concorrente Fernando Delgado afirmou que no dia zero (30 de setembro) da campanha, também optou por estar presente em São Vicente para a abertura da sua campanha. Para a cidade da praia, diz ter programado uma concentração no bairro da Terra Branca.

O conhecido e recorrente pela terceira vèz ao cargo do PR, combatente Joaquim Monteiro, também estará em São Vicente para a abertura da sua campanha, sendo que, até ao fecho desta reportagem, não pudemos apurar nenhuma ação concreta para assinalar o início do período oficial das campanhas presidenciais, por parte do referido candidato. Este aponta, entretanto, que deverá marcar a presença na capital do país na segunda semana das campanhas eleitorais.

Mas as movimentações políticas na Capital não ficam por aí. O candidato presidencial Casemiro de Pina informa que a sua campanha iniciar-se-á no Quintal da Música, com a atuação de alguns artistas e a presença de apoiantes. Será uma festa “alegre e feliz”, assegura o candidato.

Por seu lado, Gilson Alves, com o seu lema “poder absoluto”, anuncia que o arranque de sua campanha eleitoral em Santiago Sul acontecerá nos dias 8, 9 e 10 em lugares ainda por definir. Em São Vicente, a sua campanha terá início em Morro Branco, esta quinta-feira, devendo prosseguir na zona de Ribeirinha Dois, pelas 22 horas.

Entretanto, não obstante os nossos esforços, ainda não foi possível obter, em Santiago Sul, informações sobre a candidatura presidencial de Carlos Veiga, apoiado pelo MpD (no governo) e pela UCID (oposição, com expressão só em São Vicente). A mandatária para Santiago Norte, Helga Furtado, informou, no entanto, que está prevista uma atividade de massa no bairro de Vila Nova. « “Entretanto, prosseguimos na manhã desta quinta-feira, 30, com um ato central, com a presença do candidato Carlos Veiga, que terá lugar no Bairro de Vila Nova, cidade da Praia, e caminhada por várias artérias da capital cabo-verdiana”, sublinhou.

Na próxima crónica (de 21 horas desta quinta-feira), este jornal trará as primeiras informações da campanha eleitoral nos concelhos de Sã Domingos e da Ribeira Grande de Santiago.

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Meu nome
13 days

nhoz fulia mpd na mar nhoz txora so saco plastico ki pod dentu del

José Teodoro de Jesus Cardoso
13 days 18 hours

Concordo contigo Cesar, e quem é contabilista de verdade e ama a sua profissão deve subscrever a este artigo.

Jose Dias
21 days 2 hours

Basta as autoridades Russas emitirem mandados de captura contra os membros da TPI !

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana@gmail.com
asemana.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 | 993 28 23 | 9727634
Contacte - nos

Outras Referências