Ainda no início da campanha algumas candidaturas têm adotado estratégias mais simples para passar as suas mensagens aos seus eleitorados, tentando, pelo menos, manter o contacto (porta-a-porta) mais próximo das pessoas. Para algumas candidaturas os recursos financeiros não são suficientes para produção de materiais de campanha e até mesmo criação de várias caravanas para poderem abranger um maior número da população de Santo Antão, a segunda maior ilha de Cabo Verde.
Em conversa com mandatários e diretores de campanha, o Asemanaonline soube que todas as candidaturas têm privilegiado uma campanha porta-a-porta como forma de estar mais perto do eleitorado.
Armindo Cruz, mandatário da candidatura de José Maria Neves em Ribeira Grande, diz que, para esta sexta-feira a equipa deu prioridade a uma conversa aberta com este candidato no Porto Novo, numa concentração com apoiantes e cidadãos de toda a ilha. Durante este dia procedeu-se à abertura da sede de campanha da candidatura em Ponta do Sol. Neste sábado,02, as zonas de São Pedro Apóstolo e zonas altas de Chã de Pedra vão receber visitas porta a porta da candidatura.
A candidatura de Fernando Delgado em Ribeira Grande avança, pro seu turno, que o candidato vai estar este sábado na ilha de Santo Antão para visitar algumas localidades. O diretor de campanha Juvêncio Delgado explica que as condições financeiras não têm permitido fazer grandes atividades e que até ao momento já foi feito a distribuição de algumas camisas e no sábado irão fazer a fixação de cartazes.
“Não temos feito campanha porta a porta por questões financeiras e o candidato não tem recebido apoio para tal. No período de manhã, o candidato será recebido ao som do tambor em Ribeira Grande para apresentação de seguida no Paul e no fim no Porto Novo. No dia 4 regressa a São Vicente para ações da campanha.
As localidades de Tarrafal de Monte Trigo em Porto Novo e Fajã de Janela no Paul receberam nesta sexta-feira equipas da candidatura de Hélio Sanches, tendo no mesmo dia procedido a colagem de cartazes. Isto sem contar com contactos porta a porta com a população na Vila da Ponta do Sol, conforme avançou o mandatário, Paulo Oliveira.
A candidatura, indica, tem privilegiado grupos de pouca gente, com 2 ou 3 elementos, por causa da pandemia. “Temos uma candidatura jovem e muito pesada e uma mensagem brilhante que levamos ao eleitorado”, sublinha Paulo, que acrescenta que, “há uma grande vontade de mudança no estilo de direita/esquerda”.
Nos dias 3, 4, e 5 está prevista uma deslocação de Hélio Sanches às ilhas de São Vicente e Santo Antão. Contudo, adianta, por questões de voos e da agenda apertada as programações podem mudar.
Em Povoação de Ribeira Grande, o candidato a Presidência de República Gilson Alves e a sua equipa fizeram uma marcha pelas ruas da cidade. Conforme José Paris, elemento da mesma candidatura, este sábado estão previstas visitas à população do Paul e cidade do Porto Novo. “Não criamos nenhum grupo para contatos porta a porta. O que temos é um único grupo de jovens connosco para acompanhar o candidato durante a marcha. O candidato vai estar em Santo Antão até ao dia 3», anunciou.
Já a candidatura de Joaquim Monteiro optou-se por uma campanha simples, sem muito alarido, sem colagem de cartazes e sem contactos porta a porta, decidindo ficar-se pela comunicação social e por uma simples abordagem de pessoas nas ruas. Conforme avançou Alberto Gomes, até ao fecho da edição não foi feito nenhuma ação de campanha.
Este sábado o candidato vai estar em Santo Antão para contatos com o seu eleitorado, principalmente nas zonas do interior de Ribeira Grande e no centro do concelho.
No que tange à candidatura de Carlos veiga, diretores de campanha e mandatários (Valter Silva, Francisco Dias e Adilson Fernandes) dos 3 municípios da ilha partilham da mesma opinião de que a campanha tem sido “muito positiva, com uma boa aceitação e receção em todas as comunidades da ilha».
Em Ribeira Grande, conforme o mandatário Francisco Dias, para além das visitas porta a porta, tem sido realizado atividades desportivas, nomeadamente torneios de futsal, feminino e masculino.
Esta sexta, as equipas distribuídas pelos concelhos visitaram as zonas de Eito no Paul, e Rabo Curto na Ribeira Grande. Neste sábado, a ideia é visitar Figueiral e Domingo Cabo de Ribeira, ambas no Paul, e Figueiras, João Afonso, Fajã dos Cumes e Fajã dos Boi, Gonçalinho, Manuel Ribeiro, que ficam zonas no interior de Ribeira Grande.
Até ao fecho desta edição não se conseguiu chegar à conversa com elementos da candidatura de Casimiro de Pina, apos várias tentativas.
AC/Redação
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments