sábado, 22 março 2025

Província moçambicana de Nampula com surto de conjuntivite hemorrágica

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 A província moçambicana de Nampula, no norte de Moçambique, regista um surto de conjuntivite hemorrágica desde 10 de fevereiro, com pelo menos 1.326 casos notificados, anunciou hoje o Ministério da Saúde (Misau).

Atualmente o nosso país regista um surto de conjuntivite hemorrágica na província de Nampula, nos distritos de Nacala Porto, Angoche e cidade de Nampula”, disse o diretor nacional de Saúde Pública, Quinhas Fernandes, durante uma conferência de imprensa em Maputo.

A cidade de Nampula, capital provincial, regista o maior número de casos, com um cumulativo de 501, seguido de Angoche, com 485, e por fim Nacala Porto, com 340 casos notificados entre 10 e 24 de fevereiro.

Segundo o diretor de Saúde Pública, regista-se uma média de 80 a 100 casos de conjuntivite por dia em Nampula, uma doença que afeta maioritariamente pessoas com mais de 15 anos, com um total de 788 (59,4%) casos notificados, seguido por crianças e adolescentes entre 5 e 14 anos.

“A maior parte dos casos foram registados no sexo masculino com 685 casos, correspondendo a 51,7%” do total acumulado, referiu Quinhas Fernandes, acrescentando que “não houve qualquer óbito ou internamento” relacionado com o surto.

As autoridades de saúde moçambicanas apelam à observação de medidas de prevenção da conjuntivite hemorrágica, alertando para o alto nível de contágio da doença.

Segundo o Misau, a conjuntivite hemorrágica, geralmente causada por um vírus, é uma doença caracterizada por inchaço repentino das pálpebras, congestão, vermelhidão e dor nos olhos, podendo ser transmitida através do contacto com objetos e pessoas infetadas.

Na mesma conferência de imprensa, o Ministério da Saúde moçambicano anunciou que o país não regista novos casos de poliomielite há mais de um ano e meio, estando previstas duas novas campanhas de vacinação contra a doença.

A poliomielite é uma doença infecciosa sem cura que afeta sobretudo as crianças com menos de 5 anos e que só pode ser prevenida com a vacina.

Nalguns casos, pode provocar paralisia de membros.

A Semana com Lusa

27 de Fevereiro de 2024

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Comandante JMN
2 days 14 hours

Ah, pois claro, porque nada grita diplomacia de alto nível como um telefonema entre Zelensky e Trump, onde um pede para sabe ...

JMN
3 days 11 hours

O que acontece hoje na Faixa de Gaza é o resultado de décadas de decisões políticas desastrosas e manipulações de potê ...

janira caipira
4 days 10 hours

Meu caro, essa ideia de que as mulheres governam melhor porque têm "sensibilidade" e "não matam os filhos dos outros" é um ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos