segunda-feira, 15 abril 2024

Banco Nacional de Angola coloca 300 milhões de dólares no mercado

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O Banco Nacional de Angola (BNA) anunciou que o Tesouro Nacional vai disponibilizar aos bancos comerciais 300 milhões de dólares (278 milhões de euros), na quarta-feira.

Segundo uma nota do BNA, o montante estará disponível ao longo da semana, até que se esgote, sendo a venda de divisas realizadas através da Plataforma Bloomberg, em sessões diárias.

Para “mitigar possíveis constrangimentos operacionais na liquidação das operações”, os bancos comerciais poderão recorrer junto do Banco Nacional de Angola à Facilidade de Cedência de Liquidez (operação através da qual os operadores comerciais recorrem ao banco central para obter crédito para financiar as suas atividades) 'intradia' (negociação que ocorre durante um só dia).

Os bancos poderão igualmente, recorrer à Facilidade de Cedência de Liquidez na maturidade de sete dias, desde que possuam Operações de Mercado Aberto junto do BNA a vencer dentro do referido período.

As Operações de Mercado Aberto permitem ao banco central comprar ou vender títulos de dívida pública aos bancos comerciais.

Na semana passada, o governador do BNA disse que a disponibilidade de moeda estrangeira aumentou, em janeiro, de 600 milhões para 836 milhões de dólares, mas estimou que a oferta se mantenha, nos próximos meses, em cerca de 600 milhões de dólares.

A Semana com Lusa

12 de Fevereiro de 2024

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Amorim
3 days 15 hours

Que se diminua o consumo de bebidas alcoólicas

Amorim
3 days 16 hours

Reduzir custos que seja com a prata da casa.

Amorim
4 days 13 hours

Álcool mata e pode induzir à prática de crime. Aorendam.

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos

Outras Referências