sexta-feira, 22 novembro 2024

Navio nigeriano chega à Guiné-Bissau com equipamentos militares

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Um navio da Nigéria chegou hoje a Bissau para entregar equipamento militar aos soldados nigerianos integrados na força de estabilização de países da África Ocidental na Guiné-Bissau, disse o embaixador daquele país africano, John James Usanga.

Afirmando-se “muito contente” com a primeira viagem ao estrangeiro que o navio NNS KADA realizou desde que entrou no ativo, em março passado, o embaixador James Usanga explicou que o objetivo da missão “é ajudar a Guiné-Bissau a ter estabilidade”.

O diplomata não especificou que tipo de equipamento transportou o navio, de mais de 150 metros de cumprimento, apenas reforçou que a Nigéria “não está em guerra com a Guiné-Bissau’’.

John James Usanga salientou que as tropas do seu país estão em Bissau no âmbito da Missão de Estabilização e Segurança da Guiné-Bissau, criada pela Comunidade Económica de Estados da África Ocidental (CEDEAO) e composta por 631 militares nigerianos, senegaleses e togoleses.

“A primeira missão que este navio fez, veio logo à Guiné-Bissau. Isso prova o nível das relações entre a Guiné-Bissau e a Nigéria, mas também é um sinal de que a Nigéria está ao lado da Guiné-Bissau”, defendeu o embaixador nigeriano que também representa o seu país em Cabo Verde.

O chefe do Estado-Maior da Armada guineense, o almirante Hélder Nhanque saudou a chegada do navio NNS KADA a Bissau e disse ser uma honra para o país receber a embarcação nas suas águas.

Hélder Nhanque afirmou ainda que a vinda do navio “é um claro gesto de solidariedade” da CEDEAO e da Nigéria, “um parceiro tradicional, para com a Guiné-Bissau”.

O navio deve retornar à Nigéria nas próximas horas. A Semana com Lusa

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

David Dias
9 days 17 hours

Todos querem ser escritores. Todos, todos, todos.

António
11 days 15 hours

Descilpem, mas os antigos reformados não vivem assim, pois pensões não foram atualizadas.

António
19 days 14 hours

Quando as eleições terminarem fiscalize essas construções em russ estreitas e que são autenticas autenticas bombas

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos