sábado, 23 novembro 2024

Brasil/Eleições: Procurador pede multa a Bolsonaro por ataque a sistema de votação

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O Ministério Público pediu na quarta-feira uma multa ao Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, por propaganda eleitoral antecipada numa reunião controversa com embaixadores, na qual desacreditou e atacou o sistema de votação do país.

Ministério Público Eleitoral também pediu aos tribunais que retirassem das redes sociais o vídeo dessa reunião em que o líder brasileiro semeou suspeitas, sem provas, sobre as urnas eletrónicas perante cerca de 40 diplomatas de vários países, incluindo o embaixador português Luís Faro Ramos, no dia 18 de julho.

Segundo a Lusa, o encontro teve lugar na residência presidencial brasileira e foi transmitido em direto na televisão estatal e nas redes sociais de Bolsonaro, no poder desde janeiro de 2019.

O YouTube já retirou o vídeo dessa reunião do ar, pois não permite a divulgação de "conteúdo com informações falsas sobre fraudes, erros ou problemas técnicos generalizados que alegadamente alteraram o resultado de eleições anteriores”.

O procurador-geral adjunto eleitoral Paulo Gustavo Gonet disse que a liberdade de expressão não é "um direito absoluto" e salientou que as hipóteses infundadas de Bolsonaro são uma "hostilidade inaceitável à verdade".

Observou também que, nesta reunião, Bolsonaro pediu, prossegue a mesma fonte, votos fora do período de campanha, que começa a 16 de agosto, para as eleições presidenciais de 02 de outubro.

Na sua opinião, "o facto de o seu discurso ter sido proferido numa reunião com diplomatas estrangeiros - que obviamente não votam nas eleições brasileiras - não diminui o aspeto da solicitação de votos" que as declarações de Bolsonaro implicam e, neste sentido, apelou a que lhe fosse aplicada uma multa.

Bolsonaro lidera há meses uma campanha agressiva para deslegitimar o sistema de votação eletrónica, que está em funcionamento no Brasil desde 1996.

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

David Dias
10 days 21 hours

Todos querem ser escritores. Todos, todos, todos.

António
12 days 20 hours

Descilpem, mas os antigos reformados não vivem assim, pois pensões não foram atualizadas.

António
20 days 18 hours

Quando as eleições terminarem fiscalize essas construções em russ estreitas e que são autenticas autenticas bombas

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos