quinta-feira, 21 novembro 2024

Macau baixa alerta de ciclone tropical, que está a afastar-se do território

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Macau baixou às 13:00 (06:00 em Lisboa) o sinal de alerta para o ciclone tropical Mulan, à medida que este se afasta do território.

Segundo escreve Lusa, a Direção dos Serviços Meteorológicos e Geofísicos de Macau informou que o tempo “continua instável devido à influência da circulação do ciclone tropical (…) e das bandas de chuva relacionadas” e que se espera ainda vento forte, aguaceiros ocasionais e trovoadas.

De acordo com a Proteção Civil, até às 12:00 (05:00 em Lisboa) não tinham sido registados incidentes, tanto na península de Macau como nas ilhas da Taipa e Coloane.

Segundo a Autoridade de Aviação Civil, oito voos previstos para o Aeroporto Internacional de Macau sofreram atrasos, foram cancelados ou alterados.

As autoridades informaram que o serviço de transportes públicos foi retomado e entretanto reaberta a circulação nas três pontes marítimas.

Conforme a mesma fonte, apenas quatro pessoas procuraram abrigo nos Centros de Acolhimento de Emergência.

Macau tinha declarado hoje o estado de prevenção imediata e elevado para 8 o nível de alerta devido ao Mulan, baixando agora o aviso para nível 3.

A escala de alerta de tempestades tropicais é formada pelos sinais 1, 3, 8, 9 e 10, cuja emissão depende da proximidade da tempestade e da intensidade dos ventos.

Desde 2017, três tufões obrigaram as autoridades a emitir o alerta máximo, com o último (Higos) a atingir Macau em agosto de 2020.

Em setembro de 2018, o Mangkhut provocou 40 feridos e inundações graves no território.

Um ano antes, o tufão Hato (posteriormente denominado de Yamaneko pelas autoridades locais), considerado o pior em mais de 50 anos a atingir o território, causou 10 mortos e 240 feridos, cita a mesma fonte

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

David Dias
9 days 5 hours

Todos querem ser escritores. Todos, todos, todos.

António
11 days 4 hours

Descilpem, mas os antigos reformados não vivem assim, pois pensões não foram atualizadas.

António
19 days 2 hours

Quando as eleições terminarem fiscalize essas construções em russ estreitas e que são autenticas autenticas bombas

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos