sábado, 19 abril 2025

I INTERNACIONAL

UNICEF Cabo Verde mobiliza mais de 450 mil dólares para apoiar crianças em Cabo Verde

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) Cabo Verde mobilizou, com o apoio do Comité Português, mais de 450 mil dólares (cerca de 45 milhões de escudos) para apoiar as crianças no arquipélago.

A informação foi avançada em nota de imprensa da instituição, que explica que isto resulta de uma campanha de mobilização de recursos lançada em 2024 pelo Comité Português para a UNICEF.

A campanha destina-se a apoiar as crianças cabo-verdianas, com foco nos sectores da saúde, educação, água e saneamento.

“Visa assegurar que todas as crianças tenham, nomeadamente, transporte escolar seguro e acessível, reduzir a mortalidade infantil, aumentando o acesso às vacinas e aos serviços de saúde (…), garantir acesso à escola, água e saneamento em escolas e fornecer água potável à famílias vulneráveis”, precisou.

Segundo a mesma fonte, as acções vão ser implementadas de acordo com as prioridades elencadas pelo Governo, de entre as quais se destacam a implementação da Estratégia Nacional de Vacinação 2025-2029, com a introdução de novas vacinas para as crianças menores de um ano, e a implementação de programas de mudança de comportamento em água, saneamento e higiene nas escolas e comunidades.

O apoio vai servir ainda para o reforço do transporte escolar nas ilhas de Santo Antão e da Boa Vista, das acções de prevenção e luta contra o trabalho infantil, e ligação à rede de água para os restantes 3 por cento (%) da população da ilha do Maio.  

Para o representante do UNICEF em Cabo Verde, David Matern, os fundos são a expressão da solidariedade e do apoio de mais de 10 mil pessoas que investem no “futuro brilhante” das crianças de Cabo Verde.

“Estas pessoas vivem em Portugal, entre as quais se encontram cidadãos portugueses e membros da diáspora cabo-verdiana que sentem uma forte ligação com o nosso arquipélago”, sublinhou.

Para o anúncio formal desta contribuição, o Escritório Conjunto do PNUD, UNFPA e UNICEF, e o Ministério da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social vão realizar uma conferência de imprensa na segunda-feira 17, às 10:00, no edifício das Nações Unidas.

O acto vai contar com as presenças da secretária de Estado da Inclusão, Lídia Lima, e do representante do UNICEF em Cabo Verde, David Matern.

 

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Terra
18 hours 49 minutes

Mesmo abuso de poder a dois meses eles me cobrou 38 000$00 e aqua nao tinha por dois semana e ninguém estava na casa foi rec ...

JCF
1 day 3 hours

Os aeroportos são, por definição, lugares de chegada e acolhimento. Em Cabo Verde, tornaram-se palcos de exclusão silenci ...

Terra
2 days 9 hours

So agora tem lei para coitados mais nao ha para os politicos onde esta decreto casa de banho publico e agua Nho meste bay jun ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos