domingo, 14 setembro 2025

I INTERNACIONAL

Cabo Verde vai preparar programa para atrair 'startups' internacionais

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O Governo de Cabo Verde vai preparar um programa para atrair empresas emergentes ('startups') tecnológicas internacionais que pretendam expandir-se para novos mercados, anunciou em edital.

 

O programa estará centrado “no fortalecimento do ecossistema tecnológico local” e em “criar oportunidades de colaboração entre empresas internacionais e locais, promover a transferência de conhecimento, aumentar o investimento estrangeiro e fomentar a criação de emprego”.

 

O programa será desenvolvido pela Unidade de Gestão de Projetos Especiais (UGPE), em parceria com várias entidades governamentais, e, entre as ações previstas, consta “o apoio na instalação de ‘startups’, incluindo estratégias de atração e retenção, simplificação de processos administrativos e a criação de um quadro de admissões com parâmetros claros, como custos e duração de vistos”.

Até 18 de fevereiro, decorre a fase para a apresentação de interessados em desenvolver a estratégia, “inserida no projeto Parque Tecnológico de Cabo Verde - Fase II, financiado pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), visando transformar o país num centro de inovação e tecnologia”, lê-se no documento.

O programa estará centrado “no fortalecimento do ecossistema tecnológico local” e em “criar oportunidades de colaboração entre empresas internacionais e locais, promover a transferência de conhecimento, aumentar o investimento estrangeiro e fomentar a criação de emprego”. 

Além disso, destaca-se o objetivo de posicionar Cabo Verde como porta de entrada para empresas do setor tecnológico que desejem estabelecer-se no continente africano”, ambição que tem sido expressa pelas autoridades do arquipélago.

O programa inclui a operacionalização do Tech Park, que já conta com três centros de dados, um centro de negócios e outros espaços dedicados ao empreendedorismo e formação em competências digitais.

O Governo tem reforçado as intervenções acerca da aposta digital, com vista à diversificação da economia cabo-verdiana e fortalecimento da sua competitividade no mercado global.

A Semana com Lusa

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Terra
22 hours 45 minutes

Dja manshe oi nhas povo Cabo Verde e mesmo complicado nao que fazer com isso sr, Sofre calado, Oprezidente que nos temos nao ...

Terra
22 hours 50 minutes

Hahah Ropa sujo ta labado dento casa? promero urgente e politicos dentro de stado ki fazę kel ki nhos cre Hahah? Coitado ten ...

Terra
2 days 13 hours

Em nome de Deus nho djudano compo nó terra para todos nos segundo eo nosso desejo pa trano des pecado dos políticos que es ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos