A explosão que matou a filha do "guru espiritual" de Putin foi captada em vídeo, de imediato lançado na internet suscitando muita emoção na Rússia. Apoiantes do presidente da Rússia pedem vingança contra a Ucrânia pelo "assassinato" de Darya Dugina, de 30 anos.
O vídeo do cenário da explosão (foto) mostra Aleksandr Dugin de mãos na cabeça perante a bola de fogo em que se transformou o veículo conduzido pela filha, onde ela terá tido morte imediata. Pai e filha tinham no último minuto trocado de carro para regressar a Moscovo, distante algumas dezenas de quilómetros do local onde tinham participado numa palestra.
Andrey Krasnov, diretor do movimento social Horizonte Russo, disse ao Daily Mail: "A minha amiga Darya hoje conduziu o carro do pai", um Toyota Land Cruiser Prado, "enquanto ele viajou num outro carro. Pouco depois, foi a tragédia".
"Tanto quanto compreendo", acrescentou, "Aleksandr ou provavelmente ambos eram os visados".
Ucrânia nega
A Ucrânia negou de imediato as acusações de que estava por trás do atentado, vindas de círculos próximos de Putin, mas não do dirigente do Kremlin.
A hipótese de que o poder russo seja responsável pelo atentado está a ser colocada pela outra parte, a Ocidente. Aponta-se que o incidente importa dada a proximidade Putin-Dugin bem como por ter acontecido na iminência da inspeção à central nuclear de Zaporíjia/Zaporizhzia por parte da equipa da ONU.
Além do encerramento da central nuclear — todos os funcionários foram dispensados de Zaporíjia/Zaporizhzia esta semana, de 22 a 25 —, também o espaço aéreo próximo, em Belgorod, Lipetsk e Voronezh estará fechado no mesmo período, de 22 a 25.
Há quem prognostique o pior para a celebração da Independência da Ucrânia,a 24 de agosto.
Fontes: TASS/Daily Mail/...
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments