Várias toneladas de peixes mortos foram retiradas do rio Oder, que corre ao longo de parte da fronteira da Polónia com a Alemanha, esta quinta-feira. As autoridades alertaram os residentes para não entrarem na água. enquanto o governo polaco não concluir uma investigação relacionada com suspeitas de possível contaminação.
Segundo a agência Reuters, vários voluntários e pescadores removeram pelo menos 10 toneladas de peixes mortos de 200 quilómetros do rio. Przemyslaw Daca, responsável da State Water Holding, que gere a administração da água na Polónia, considera que a situação é uma gigantesca catástrofe ecológica, refere a agência, conforme cita o Notícias ao Minuto.
Entretanto, o primeiro-ministro Mateusz Morawiecki já prometeu punir os responsáveis.https://www.asemana.publ.cv/local/cache-vignettes/L10xH10/br-auto-10-50abc.png?1647357344" alt="Automatic word wrap" title="Automatic word wrap" class="br-auto" width="10" height="10" style="margin: 0px; padding: 0px; border: 0px; font: inherit; vertical-align: baseline;">
De acordo com as autoridades regionais de proteção ambiental as amostras de água do Oder, recolhidas no dia 28 de julho, mostraram uma probabilidade de 80% de conter mesitileno, uma substância tóxica, embora o mesmo não estivesse presente em amostras recolhidas no dia 1 de agosto.
Ainda, conforme escreve o NM, os baixos níveis dos rios devido à seca na Europa podem ter agravado uma possível contaminação. Porém, a maior suspeita é que um forte agente oxidante possa ter entrado na água, causando um aumento nos níveis de oxigénio, o que pode prejudicar os peixes.
“Entretanto, vários distritos alemães na fronteira com a Polónia alertaram os moradores para evitar a água do rio e não comer peixe do Oder, enquanto a causa da morte não for clara”, cita a nossa fonte.
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments