sexta-feira, 22 novembro 2024

I INTERNACIONAL

Portugal, Web Summit: "São as pessoas que estão a ser manipuladas — e não os dados", diz Snowden

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

"Não são os dados que estão a ser explorados, são as pessoas que estão a ser manipuladas". A advertência proferida por Snowden na abertura da quarta edição da cimeira tecnológica Web Summit, em Lisboa, ainda surpreende?

Edward Snowden discursou no primeiro dia por videoconferência: está refugiado na Rússia desde 2013, ano em que passou a constar da lista Interpol por ter denunciado práticas de espionagem da NSA-Agência de Segurança Nacional dos EUA.

O ex-analista informático da NSA — ao ser questionado sobre os esforços para a proteção de dados dos utilizadores na Europa — indicou que não considera a introdução do Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados uma resposta eficaz, uma vez que "o problema não é a proteção de dados, mas sim a recolha de dados". É que, como percebemos em 2013, "há sempre uma fuga".

Snowden referiu ao longo do seu discurso que o modelo de negócios de empresas como o Google e o Facebook, embora "legal", "é abusivo".

"Esse é que é o verdadeiro problema, nós legalizámos o abuso [relativamente aos dados pessoais recolhidos], criámos um sistema que torna a população vulnerável para benefício dos privilegiados", afirmou.

Cabo Verde entre participantes na 4ª Web Summit

Desde 2016 a capital portuguesa é anfitriã do "mais importante evento tecnológico do mundo" — que cresceu e atraiu a Lisboa startups de países como a Suíça, França, Alemanha, Estados Unidos, Dinamarca, Canadá, Brasil, Índia, Paquistão...", como destacou organizador Paddy Cosgrove.

Mas foi em Dublin que a Web Summit — que este ano atraiu a Lisboa mais de 70 mil visitantes — nasceu em 2009 gerada pelo empreendedor Paddy Cosgrove e mais dois.

Entre as celebridades convidadas da 4ª edição da cimeira tecnológica Web Summit Lisboa estão: Edward Snowden, Tony Blair, antigo primeiro-ministro inglês, mas também Jaden Smith, ator e rapper, Guo Ping e Katherine Maher, executivos respetivamente da Huawei e Wikipedia…

Já na sua 4ª participação, desde 2016, Cabo Verde tem em 2019, segundo informa o governo, um stand exclusivo (country stand) com 10 startups.

Como referiu o organizador Paddy Cosgrove em entrevista à Lusa, o nosso está entre os países africanos que vão apresentar um total de quarenta e uma startups. Angola estreia-se este ano, com cinco startups.

Cabo Verde, que vai apresentar-se no quarto e último dia da Cimeira, dia 7, no Parque das Nações em Lisboa com uma delegação de 20 pessoas, entre representantes do NOSI, da UniCV PróEmpresa, ARME, Direção-Geral de Telecomunicações e Economia Digital e das startups.

O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, presidirá no último dia da Cimeira ao ato de apresentação do Cabo Verde Digital, conforme o programa divulgado pelo Governo. 
— -
Fontes: Lusa/BBC. LS

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

David Dias
9 days 12 hours

Todos querem ser escritores. Todos, todos, todos.

António
11 days 11 hours

Descilpem, mas os antigos reformados não vivem assim, pois pensões não foram atualizadas.

António
19 days 10 hours

Quando as eleições terminarem fiscalize essas construções em russ estreitas e que são autenticas autenticas bombas

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos