O presidente Kim Jong-Un ficou satisfeito com a ‘excelente’ carta que o presidente Trump lhe enviou, noticiou a KCNA, a televisão estatal norte-coreana, no domingo, 23.
Após as duas cimeiras ‘inconclusivas’ entre os dois presidentes, em junho do ano passado e em fevereiro corrente, podem as cartas — a primeira, no início deste mês, de Kim para Trump que a classificou como ‘uma belíssima carta’ — estar a abrir um novo capítulo, mais feliz, nas negociações para a desnuclearização da península coreana.
As negociações cairam num impasse há cinco meses quando na segunda cimeira, em Hanói, Vietname, os dois presidentes não conseguiram chegar a acordo sobre o que cada uma das partes teria de ceder para que a Coreia do Norte obtivesse algum alívio nas sanções que têm paralisado a sua economia.
O fracasso dos encontros Kim-Trump foi sem surpresa atribuído à outra parte. Os Estados Unidos acusaram a Coreia do Norte de intransigir na exigência de que, para obter o levantamento das sanções internacional, terá primeiro de abandonar todo o seu programa nuclear. A Coreia do Norte discorda e insiste que a desnuclearização terá de acontecer por etapas.
A Reuters refere na sua edição deste domingo que foi impossível obter mais informações sobre em que data a carta terá sido enviada ou recebida. Ademais, a Casa Branca disse que nada tinha a comentar.
Fontes: Reuters/Arquivos. Foto (KCNA/Reuters).
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments