Os preços dos produtos importados em Cabo Verde estão mais caros, ao aumentarem em 2,0% em Agosto de 2018, valor superior em 0,9 pontos percentuais (p.p.) face ao registado no mês anterior. Neste mesmo período, a taxa de variação mensal dos preços dos produtos exportados fixou-se em 1,2%, uma cifra superior em 0,4 p.p. face ao registado no mês anterior. Já a taxa de variação mensal registada pelo Índice de Termos de Troca (ITT) foi de -0,8%, valor inferior em 0,6 p.p. face ao contabilizado no mês de Julho deste ano.
Índices de Preços da Importação (IPI) - Variação Mensal (2,0%)
Os preços dos produtos de consumo estão mais caros no país. De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatísticas (INE-CV), Cabo Verde registou, no mês de Agosto deste ano, um Índice de Preço da Importação situado em 103,6 tendo conhecido um aumento de 2,0%, relativamente ao mês anterior. Por outro lado, os índices, subjacente e volátil na importação, verificaram nesse mesmo período acréscimos de 1,4% e de 3,6%, respectivamente, face ao mês de Julho do ano corrente.
Ainda conforme o Relatório do INE-CV, por destino económico dos bens, todas as categorias contribuíram para a subida de preços na importação, nomeadamente “Bens de Consumo” (0,6%), cuja subida dos preços justifica-se com o aumento dos preços de “Produtos alimentares transformados” (1,9%); “Bens Intermédios” (5,6%), sendo a subida dos preços nesta categoria, justifica-se, essencialmente, com o aumento dos preços de “Outros produtos transformados” (44,0%). O aumento aconteceu também em “Bens de capital” (5,8%) que se deveu à subida de preços de “Máquinas” (7,0%) e “Combustíveis” (1,0%), que se justifica com o aumento da única subcategoria denominada “Combustíveis1” (1,0%).
Já nas importações por principais secções do Sistema Harmonizado (SH), registaram-se aumentos mais expressivos de preços nas seguintes secções: “Animais vivos e produtos do reino animal” (6,6%); “Obras de pedras gesso e cimento, amianto, mica e de matérias semelhantes, produtos cerâmicas, vidros e suas obras” (15,4%); “Metais comuns e suas obras” (7,4%) e “Material de transporte” (2,0%).
O INECV revela, no entanto, que as diminuições de preços de maior relevância foram observados nas seguintes secções: “Produtos do reino vegetal” (-5,9%); “Produtos minerais” (-21,3%) e “Madeiras, carvão vegetal e obras de madeira”; “Cortiça e suas obras” (-9,4%). Essas diminuições, segundo a nossa fonte, contribuíram para atenuar a evolução positiva do Índice Global da Importação (IGI).
Variação Homóloga (10,9%)
O documento refere, por outro lado, que em Agosto de 2018, o índice de preço da importação aumentou 10,9%, relativamente ao mesmo mês do ano transacto. Do mesmo modo, se pode notar que os índices, subjacente e volátil na importação, verificaram em Agosto de 2018, acréscimos de 13.1% e de 5,4%, respectivamente, face ao mesmo período de 2017.
Índices de Preços da Exportação (IPE) - Variação Mensal (0,8%)
No mês de Agosto deste corrente ano, o INE-CV precisa que o índice de preço nas exportações situou-se em 104,0, correspondendo a um acréscimo de 1,2% face ao mês anterior. Por outro lado e no mesmo período em análise, nos índices, subjacente e volátil na exportação, foram verificados acréscimos de 0,9% e de 1,9%, respectivamente.
Variação Homóloga (3,1%)
De salientar que em Agosto do corrente ano, a taxa de variação homóloga do índice de preço das exportações situou-se em 3,1%, tendo o índice subjacente na exportação, um acréscimo de 6,1%, face ao mês de Agosto de 2017. Enquanto que o índice volátil na exportação diminuiu 3,8% face ao mês de Agosto do ano transacto.
Índices de Termos de Troca (ITT) - Variação Mensal (- 0,8%)
Durante o período em análise, registou-se uma deterioração nos Índices de Termos de Troca (ITT), com uma diminuição global na ordem dos 0,8%, comparativamente ao mês anterior.
Variação Homóloga (- 7,0%)
Quanto ao Índice de Termos de Troca (ITT), este situou-se em 100,4 com uma taxa de variação homóloga negativa de 7,0%, em Agosto de 2018, conforme os dados do INE-CV.
De ressaltar que o Índice de Preços do Comércio externo (IPCE) é um indicador que tem por finalidade obter informação mensal sobre a evolução dos preços das trocas comerciais entre Cabo Verde e o resto do mundo. O valor unitário é obtido a partir da razão entre o valor dos bens transaccionados e a sua quantidade, sendo expresso em Escudos Cabo-verdianos por Kg e traduz o preço por unidade de medida.
Celso Lobo
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments