sexta-feira, 22 novembro 2024

E ECONOMIA

Comércio Externo: Preços dos produtos importados em Cabo Verde mais caros em 2,0 %

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Os preços dos produtos importados em Cabo Verde estão mais caros, ao aumentarem em 2,0% em Agosto de 2018, valor superior em 0,9 pontos percentuais (p.p.) face ao registado no mês anterior. Neste mesmo período, a taxa de variação mensal dos preços dos produtos exportados fixou-se em 1,2%, uma cifra superior em 0,4 p.p. face ao registado no mês anterior. Já a taxa de variação mensal registada pelo Índice de Termos de Troca (ITT) foi de -0,8%, valor inferior em 0,6 p.p. face ao contabilizado no mês de Julho deste ano.

Índices de Preços da Importação (IPI) - Variação Mensal (2,0%)

Os preços dos produtos de consumo estão mais caros no país. De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatísticas (INE-CV), Cabo Verde registou, no mês de Agosto deste ano, um Índice de Preço da Importação situado em 103,6 tendo conhecido um aumento de 2,0%, relativamente ao mês anterior. Por outro lado, os índices, subjacente e volátil na importação, verificaram nesse mesmo período acréscimos de 1,4% e de 3,6%, respectivamente, face ao mês de Julho do ano corrente.

Ainda conforme o Relatório do INE-CV, por destino económico dos bens, todas as categorias contribuíram para a subida de preços na importação, nomeadamente “Bens de Consumo” (0,6%), cuja subida dos preços justifica-se com o aumento dos preços de “Produtos alimentares transformados” (1,9%); “Bens Intermédios” (5,6%), sendo a subida dos preços nesta categoria, justifica-se, essencialmente, com o aumento dos preços de “Outros produtos transformados” (44,0%). O aumento aconteceu também em “Bens de capital” (5,8%) que se deveu à subida de preços de “Máquinas” (7,0%) e “Combustíveis” (1,0%), que se justifica com o aumento da única subcategoria denominada “Combustíveis1” (1,0%).

Já nas importações por principais secções do Sistema Harmonizado (SH), registaram-se aumentos mais expressivos de preços nas seguintes secções: “Animais vivos e produtos do reino animal” (6,6%); “Obras de pedras gesso e cimento, amianto, mica e de matérias semelhantes, produtos cerâmicas, vidros e suas obras” (15,4%); “Metais comuns e suas obras” (7,4%) e “Material de transporte” (2,0%).

O INECV revela, no entanto, que as diminuições de preços de maior relevância foram observados nas seguintes secções: “Produtos do reino vegetal” (-5,9%); “Produtos minerais” (-21,3%) e “Madeiras, carvão vegetal e obras de madeira”; “Cortiça e suas obras” (-9,4%). Essas diminuições, segundo a nossa fonte, contribuíram para atenuar a evolução positiva do Índice Global da Importação (IGI).

Variação Homóloga (10,9%)

O documento refere, por outro lado, que em Agosto de 2018, o índice de preço da importação aumentou 10,9%, relativamente ao mesmo mês do ano transacto. Do mesmo modo, se pode notar que os índices, subjacente e volátil na importação, verificaram em Agosto de 2018, acréscimos de 13.1% e de 5,4%, respectivamente, face ao mesmo período de 2017.

Índices de Preços da Exportação (IPE) - Variação Mensal (0,8%)

No mês de Agosto deste corrente ano, o INE-CV precisa que o índice de preço nas exportações situou-se em 104,0, correspondendo a um acréscimo de 1,2% face ao mês anterior. Por outro lado e no mesmo período em análise, nos índices, subjacente e volátil na exportação, foram verificados acréscimos de 0,9% e de 1,9%, respectivamente.

Variação Homóloga (3,1%)

De salientar que em Agosto do corrente ano, a taxa de variação homóloga do índice de preço das exportações situou-se em 3,1%, tendo o índice subjacente na exportação, um acréscimo de 6,1%, face ao mês de Agosto de 2017. Enquanto que o índice volátil na exportação diminuiu 3,8% face ao mês de Agosto do ano transacto.

Índices de Termos de Troca (ITT) - Variação Mensal (- 0,8%)

Durante o período em análise, registou-se uma deterioração nos Índices de Termos de Troca (ITT), com uma diminuição global na ordem dos 0,8%, comparativamente ao mês anterior.

Variação Homóloga (- 7,0%)

Quanto ao Índice de Termos de Troca (ITT), este situou-se em 100,4 com uma taxa de variação homóloga negativa de 7,0%, em Agosto de 2018, conforme os dados do INE-CV.

De ressaltar que o Índice de Preços do Comércio externo (IPCE) é um indicador que tem por finalidade obter informação mensal sobre a evolução dos preços das trocas comerciais entre Cabo Verde e o resto do mundo. O valor unitário é obtido a partir da razão entre o valor dos bens transaccionados e a sua quantidade, sendo expresso em Escudos Cabo-verdianos por Kg e traduz o preço por unidade de medida.

Celso Lobo

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

David Dias
9 days 14 hours

Todos querem ser escritores. Todos, todos, todos.

António
11 days 13 hours

Descilpem, mas os antigos reformados não vivem assim, pois pensões não foram atualizadas.

António
19 days 12 hours

Quando as eleições terminarem fiscalize essas construções em russ estreitas e que são autenticas autenticas bombas

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos