A Presidência da República promove nos dias 29 e 30 de Agosto as jornadas "Mar Azul: Jornadas do Oceano", uma iniciativa destinada a consciencializar a população sobre a protecção e sustentabilidade do oceano, informou hoje a instituição.
O programa de dois dias foi concebido para envolver a comunidade, com especial foco nas crianças e nos jovens, sendo que no dia 29 de Agosto, as actividades serão realizadas no Palácio da Presidência da República.
O evento, que decorrerá sob a égide do Presidente José Maria Neves, Patrono da Aliança da Década do Oceano, tem como lema “Década do Oceano: Conhecer, Viver, Sentir, Consciencializar e Proteger”.
De acordo com a Inforpress que cita uma nota da Presidência da República, a iniciativa serve como um pré-evento para a IV Conferência da Década do Oceano, que terá lugar na ilha do Fogo, nos dias 10 e 11 de Outubro.
A nota salienta que José Maria Neves tem como missão promover os desafios 9 e 10 da Década do Oceano, ou seja, a promoção da literacia oceânica e promoção de conhecimento sobre os oceanos, através delas, a consciencialização das pessoas para a importância de uma gestão criteriosa e cautelosa e sustentável dos oceanos.
“Cabo Verde, como um Estado arquipelágico, tem um papel estratégico e fundamental nesta agenda, e o evento 'MarAzul' é uma manifestação do compromisso do Patrono e Presidente da República de contribuir para que Cabo Verde cumpra a sua vocação enquanto uma nação azul”, lê-se na nota.
O programa de dois dias foi concebido para envolver a comunidade, com especial foco nas crianças e nos jovens, sendo que no dia 29 de Agosto, as actividades serão realizadas no Palácio da Presidência da República.
O ponto alto do evento será, segundo a mesma fonte, a roda de conversa "O Mar na Nossa Vida", um painel interativo que contará com a participação de membros da comunidade marítima, como pescadores e peixeiras, bem como jovens e um convidado especial.
Já no dia 30 de Agosto, a acção acontece na praia de São Francisco, com uma série de actividades práticas e participativas, incluindo a caminhada azul, uma acção de limpeza e observação do litoral, jogos ecológicos e actividades náuticas. O evento culminará com um piquenique comunitário e apresentações culturais, para celebrar a identidade marítima e cultural cabo-verdiana.
A Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021- 2030), proclamada pela Assembleia Geral da ONU, tem como objectivo principal mobilizar a comunidade global para a gestão sustentável dos oceanos.
Ao longo deste período, a iniciativa busca impulsionar a ciência, a tecnologia e a inovação para reverter o ciclo de degradação da saúde dos oceanos e promover uma nova compreensão da nossa relação com os ecossistemas marinhos.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Report
My comments