O Presidente dos Estados Unidos anunciou um aumento substancial das tarifas sobre as importações provenientes da Índia, como retaliação pela continuação da compra de grandes quantidades de petróleo russo. Donald Trump criticou a Índia por revender esse petróleo com margens de lucro elevadas, ignorando a situação na Ucrânia.
"Como consequência, vou aumentar substancialmente as tarifas que a Índia paga aos Estados Unidos", prometeu Donald Trump, numa mensagem na sua redeTruth Social, sem esclarecer qual o valor exato da taxa.
"Não se importam com quantas pessoas na Ucrânia estão a ser mortas pela máquina de guerra russa", lamentou Trump.
Como parte da guerra comercial, Trump impôs uma tarifa de 25% sobre os principais produtos indianos.
Embora, oficialmente, a decisão das tarifas esteja ligada a alegados "desequilíbrios comerciais" entre os dois países, o Presidente não escondeu que a imposição de tarifas às importações de produtos indianos também se deve ao comércio de energia de Nova Deli com Moscovo.
Apesar da crescente pressão dos EUA, o Governo indiano defendeu a importação de petróleo russo como uma decisão de "interesse nacional" e uma ação que contribuiu para a estabilidade energética global.
Entretanto, Trump, cada vez mais frustrado com a recusa do homólogo russo, Vladimir Putin, em interromper os conflitos na Ucrânia, emitiu na passada terça-feira um novo ultimato de 10 dias ao Kremlin para aceitar tréguas.
A Semana com Euronews
Terms & Conditions
Report
My comments