sábado, 30 agosto 2025

E ECONOMIA

Ritmo de crescimento económico "volta a abrandar" em Cabo Verde

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O ritmo de crescimento económico “voltou a abrandar” em Cabo Verde no primeiro trimestre deste ano, divulgou hoje,16, o Instituto Nacional de Estatística (INE), salientando, porém, que a conjuntura económica é favorável. Construção civil e transportes foram, entre outros, os sectores que tiveram uma evolução negativa no período em referência.

Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), a nível dos setores, o comércio em estabelecimentos foi o que mais evoluiu, tendo o indicador de confiança registado o valor mais alto dos últimos 33 trimestres consecutivos, evoluindo positivamente face ao mesmo período do ano 2017.

A insuficiência da procura e as dificuldades financeiras foram os principais constrangimentos do setor, apontaram os agentes económicos no primeiro trimestre.

Conforme a mesma fonte, no turismo o INE registou que o indicador de confiança manteve a tendência descendente do último trimestre. No entanto, o indicador situa-se acima da média da série e manteve-se no mesmo nível relativamente ao trimestre homólogo e a conjuntura no setor é favorável.

"Os empresários apontaram o excesso de burocracia e regulamentações estatais como sendo o principal obstáculo do setor no 1.º trimestre de 2018", continuou o inquérito do INE.

A conjuntura é favorável também no setor de comércio e feira, em que o indicador de confiança contrariou a tendência descendente do último trimestre e evoluiu positivamente face ao trimestre homólogo.

Na indústria transformadora, o indicador de confiança contrariou a tendência ascendente do último trimestre, mantendo-se no mesmo nível da média da série, evoluindo favoravelmente face ao trimestre homólogo.

A conjuntura foi ainda favorável no setor de turismo residencial, cujo indicador de confiança registou o valor mais alto da série, evoluindo positivamente face ao trimestre homólogo.

Em sentido contrário, a conjuntura foi desfavorável nos setores da construção e transportes e serviços auxiliares aos transportes.

Na construção, o indicador contrariou a tendência ascendente do último trimestre, situando abaixo da média da série.

Nível elevado de taxas de juro, insuficiência da procura e deterioração das perspetivas de vendas foram os principais fatores que limitaram a atividade das empresas do setor da construção no primeiro trimestre.

Nos transportes e serviços auxiliares aos transportes, o indicador de confiança contrariou a tendência ascendente dos últimos trimestres, situando-se abaixo da média da série no primeiro trimestre.

Nos primeiros três meses do ano, as empresas deste setor apontaram como limitações as dificuldades financeiras, dificuldades na obtenção de crédito bancário e a concorrência.

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Terra
7 days 12 hours

Ate 130 000 escudos para Cabo Verde edemas com toda tereno do estado que ele tem no seu poder ainda quer mais cara do pau, ...

ahahahag
8 days 3 hours

Olha, os caboverdianos têm uma habilidade quase artística para cair nesses esquemas das encomendas mágicas — mas quando ...

Nais
8 days 20 hours

Basta desocupar ou ocupar os espaços com processos armazenados há mais de 10 anos. O povo está farto e re ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos