sexta-feira, 22 novembro 2024

E ECONOMIA

Secretário-geral da CCS: Cabo Verde só consegue combater desemprego se vencer batalha da densificação e robustecimento do sector privado

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O secretário-geral da Câmara de Comércio do Sotavento (CCS), José Luís Neves, disse hoje, 10, na Cidade da Praia, que Cabo Verde só consegue combater o desemprego se vencer a batalha da “densificação e robustecimento” do sector privado.

“Já lá vão os tempos em que o Estado tinha capacidade de absorver. Hoje em dia com demanda e a pressão forte que temos no mercado de trabalho, rapidamente temos que vencer a batalha da densificação do tecido empresarial para que possamos debelar a questão do desemprego”, sublinhou, conforme a Inforpress, o economista no acto de socialização do Plano Nacional do Emprego com o sector privado.

Segundo José Luís Neves, é preciso fazer a análise e “estudar muito bem” o tecido empresarial em Cabo Verde e ver que políticas para o desenvolvimento do sector privado.

“É preciso ver que sector privado podemos potenciar e desenvolver em Cabo Verde para que possa traduzir na criação de emprego”, salientou o SG da Câmara de Comércio de Sotavento durante a sua intervenção.

Este responsável disse também que Cabo Verde tem de “reflectir seriamente” sobre o sistema do ensino secundário, já que, sustentou, os liceus não oferecem aos jovens as competências necessárias que o mercado de trabalho exige.

“Quando ficam pelo caminho não fazem nenhuma outra formação, não estão habilitados para serem competitivos no mercado de trabalho. Há um grande desafio para o sistema de ensino e sobretudo na área da formação profissional no país”, frisou.

A fazer fé na mesma fonte, milhares de jovens devem ser capturados e inseridos no sistema de formação profissional e capacitados para poderem aumentar a sua empregabilidade no mercado de trabalho, sugeriu o economista, na ocasião.

“Este plano é extremamente importante e oportuno, tendo em conta o desafio da questão do emprego e desemprego em Cabo Verde”, sintetizou.

A socialização do Plano Nacional do Emprego é, segundo ele, oportuna, atendendo a importância do sector empresarial no vencimento dos desafios do combate ao desemprego em Cabo Verde.

“Não dúvidas de que a criação do emprego é um dos maiores desafios da economia em Cabo Verde. A oferta e a procura de trabalho é um dos maiores desequilíbrios que temos na nossa economia”, afirmou José Luís Neves citado pela Inforpress.

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

David Dias
9 days 13 hours

Todos querem ser escritores. Todos, todos, todos.

António
11 days 12 hours

Descilpem, mas os antigos reformados não vivem assim, pois pensões não foram atualizadas.

António
19 days 10 hours

Quando as eleições terminarem fiscalize essas construções em russ estreitas e que são autenticas autenticas bombas

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos