sexta-feira, 22 novembro 2024

E ECONOMIA

CI reassume promoção de Cabo Verde como destino de investimentos

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A CI- Agência Cabo-Verdiana de Investimentos pretende reassumir a promoção de Cabo Verde como destino de investimentos. O administrador Carlos Rocha explicou ao asemanaoline que isso implica ter uma clara estratégia de promoção, e não acções soltas e pontuais, principalmente nas feiras.

“Essa reestruturação implica sermos activos, no sentido de sairmos e termos de procurar os investidores que Cabo Verde quer e precisa, sejam eles empresas, sectores ou países. Até agora temos sido passivos no sentido de esperar pelo investidor aqui no país, quando nós é que devemos sair e procurar o investidor. Os próprios investidores reclamam dessa falta de promoção”, informa Carlos Rocha.

Para promover Cabo Verde como destino turístico, a CI vai estudar os mercados que quer atingir e trabalhar um produto turístico, conjuntamente com a Direcção Geral do Turismo. “Também teremos de mudar a atitude passiva de receber os turistas e passarmos a ser mais activos na promoção de Cabo Verde”, afirma o administrador da CI.

Rocha abre, por outro lado, um outro capítulo até agora arredado do programa da CI, o das exportações nacionais. “Teremos muito trabalho a fazer no sentido de aproveitar as oportunidades de exportação de Cabo Verde, no âmbito dos acordos preferenciais de acesso aos mercados (AGOA, CEDEAO). A possibilidade de entrada nesses mercados aumenta a nossa capacidade de atrair investimento externo”, mostra este responsável que, com essa intenção, irá participar no 8º Fórum AGOA, que acontecerá no Quénia, em Agosto próximo.

Transformar a CI numa Janela Única entre o investidor e a Administração Pública - um propósito já antigo e que quase coincide com a génese da CI, antes PROMEX- , instalar gabinetes de gestão nas zonas turísticas e uma antena no Sal são acções que a agência vai encetar nos próximos tempos para responder de forma mais cabal e eficaz às necessidades daqueles que procuram o nosso país como destino dos seus negócios.


Mas como a nova administração da CI quer atacar outras frentes da sua competência, capacitar os recursos humanos e arranjar fontes alternativas de financiamento apresentam-se desde já como caminhos prioritários e incontornáveis.

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

David Dias
9 days 21 hours

Todos querem ser escritores. Todos, todos, todos.

António
11 days 19 hours

Descilpem, mas os antigos reformados não vivem assim, pois pensões não foram atualizadas.

António
19 days 18 hours

Quando as eleições terminarem fiscalize essas construções em russ estreitas e que são autenticas autenticas bombas

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos