A Agência Internacional para as Energias Renováveis (IRENA), informa o Ministério dos Negócios Estrangeiros, pretende transformar-se na principal dinamizadora da mudança de atitudes e comportamentos em matéria de consumo de energia, nomeadamente através da promoção do uso sustentável das energias renováveis numa escala global.
A expectativa é que saia do encontro, segundo o MECC, deliberações que façam todas essas intenções sair do papel para a prática, como o nome do país onde será instalada a sede, o Director Geral Interino e alguns regulamentos que tem a ver com questões administrativas, financeiras e de recursos humanos. Ainda será adoptado um programa de trabalho para 2009 – 2010. E Cabo Verde, claro quer estar na linha da frente quando os benefícios começarem a surgir.
Abu dhabi-masdar (Emiratos Árabes Unidos), Viena (Áustria), Bona (Alemanha) e Copenhaga (Dinamarca) são as cidades candidatas a acolher a sede dessa Agência. Refira-se que a IRENA foi criada em Bona, Alemanha, a 26 de Janeiro de 2009, cinco anos após a realização da Conferência Mundial sobre as Energias Renováveis (2004).
Nessa reunião constitutiva, 75 Estados assinaram os Estatutos desta organização internacional dedicada às energias renováveis. Os Estatutos contam com 92 Estados signatários, sendo 35 africanos, 29 europeus, 19 asiáticos e 9 latino-americanos.
Terms & Conditions
Report
My comments