A Cabo Verde Investimentos e a Proexca, empresa pública das Canárias, assinaram esta segunda-feira, 15 de Junho, um protocolo para facilitar a vida dos investidores dos dois arquipélagos.
O acordo criou uma “ligação única” que envolve a Cabo Verde Investimentos e a Sociedad Canaria de Fomento Económico (Proexca). “Um órgão único de canalização, tanto para os empresários cabo-verdianos e canários, de qualquer questão relativa a um projecto empresarial ou a um investimento”, explicou o conselheiro da Economia e Finanças do executivo canário, José Manuel Soria.
Citado pela agência “Europa Press”, o também vice-presidente canário afirmou que até agora havia “distorções vindas de diferentes interlocutores”. A medida “vai ajudar a simplificar os procedimentos de empresários e investidores”, concordou a ministra cabo-verdiana da Economia.
Fátima Fialho garantiu ainda que “Cabo Verde está aberto a receber todos os investidores canários”. A governante apelou aos empresários das Canárias para que “se associem com empresários cabo-verdianos e ajudem a desenvolver os sectores-chave” de Cabo Verde.
Do lado das Canárias, há interesse, garantiu Soria, em colaborar com Cabo Verde em várias áreas, como por exemplo nas energias renováveis. Neste campo, “estão-se a discutir mecanismos de financiamento”, revelou, por sua vez, Fialho.
Os governos dos dois territórios têm já prevista uma nova reunião para o último trimestre deste ano. A ministra da Economia espera que nessa altura “se dêem passos mais significativos no reforço da cooperação económica”.
m já prevista uma nova reunião para o último trimestre deste ano. A ministra da Economia espera que nessa altura “se dêem passos mais significativos no reforço da cooperação económica”.
Terms & Conditions
Report
My comments