quinta-feira, 27 março 2025

E ECONOMIA

Grupo SAT reúne-se na ilha do Sal

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O Grupo SAT (South Atlantic), constituído pelos Estados-membros do ICAO responsáveis pela comunicação nas FIRs que compõem o corredor aéreo entre a Europa e a América do Sul e ainda algumas organizações internacionais, reúne-se na ilha do Sal de 8 a 12. Trata-se de um encontro puramente técnico, que integra o programa comemorativo do XXV aniversário da ASA, cujo principal propósito é introduzir melhorias no funcionamento das FIRs Oceânicas no corredor Atlântico Sul.

Esta reunião, de acordo com o administrador da ASA, José Rodrigues, é o palco anual onde se analisa o trabalho feito nesse corredor aéreo para se introduzir as melhorias no funcionamento das FIRs e discutir problemas de comunicação, gestão de tráfego, entre outros. “O Grupo SAT foi criado para focar nas questões que perturbam o normal funcionamento das FIRs que compõem este corredor aéreo. Os países que integram o grupo dedicam-se exclusivamente a melhorar o serviço no Atlântico Norte e Sul”.

Instado a precisar se nesse encontro será analisado o trágico acidente com o avião A330 da Air France, que vitimou 228 pessoas, Rodrigues é categórico: “Ainda não sabemos o que aconteceu, se o aparelho estava na FIR do Brasil e/ou do Senegal e não vamos especular”. “Vamos procurar introduzir melhorias no funcionamento das FIRs e disponibilizar planos de voos para o Atlântico Sul. É um procedimento normal. Os planos de voo são monitorizados e preparados tendo como base os dados estatísticos. Temos uma rede de comunicação que filtra as mensagens neste corredor”.

Sobre o Grupo SAT, este administrador diz que foi criado pela conclusão 3/15 da reunião Regional de Navegação Aérea da Região AFI, que aconteceu no Togo, em 1988, e tem como objectivo a melhoria da prestação dos Serviço ATS no Atlântico Sul. Inicialmente, o Grupo SAT compreendia os Estados-membros do ICAO responsáveis pela prestação de Serviços ATS nas FIRs que compõem o corredor entre a Europa e a América do Sul (EUR/SAM): Portugal, Marrocos, Espanha, Cabo Verde, Senegal e Brasil.

Integram ainda o Grupo, os estados das FIRs adjacentes e organizações como a IATA (Associação dos Transportes Aéreos Internacionais), ASECNA (Agência para a Segurança da Navegação Aérea em África e Madagáscar), IFALPA (Federação Internacional dos Pilotos das Linhas Aéreas) e a IFATCA (Federação Internacional dos Controladores de Trafico Aéreo). Entretanto, devido à necessidade de harmonizar e coordenar a implementação dos sistemas de Comunicações, Navegação Vigilância/Gestão de Tráfego Aéreo (CNS/ATM), o grupo estendeu-se a outros estados no corredor EUR/SAM, como Argentina, Uruguai, África do Sul e Angola.

Refira-se que a coordenação das reuniões está a cargo do Bureau Regional da ICAO para a África do Oeste e Central enquanto a organização está sob responsabilidade da ASA.

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Terra
4 days 20 hours

Ha Dimocracia agora esta como os politicos em Cabo Verde e por isso que ele ganha, os coitados também esta ajogar so cabo me ...

JHA
5 days 21 hours

José Maria Neves, o eterno ex de tudo e actual Presidente da República, resolve agora vestir-se de verde e plantar árvores ...

Terra
5 days 22 hours

Devia ser foto risente nao o foto que esta no arquivo, Políticos de cv e so mafiosos? Onde esta orla marítimo e mesmo falta ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos