O banco, de capitais sul-africanos, explica que o dinheiro será aplicado na expansão de empréstimos no comércio de consumíveis, produtos diversos e maquinaria, através de um crédito da Corporação Financeira Internacional (IFC), um organismo financeiro do Banco Mundial.
A IFC assinou um memorando com o Standard Bank, a primeira instituição financeira a juntar-se ao Programa Global de Liquidez e Comércio (GTLP), uma iniciativa anunciada na semana passada em Londres pelo presidente do Banco Mundial, Robert Zoellick.
O novo programa de financiamento do Banco Mundial começa a funcionar ainda este mês de Maio e tem um fundo de cinco biliões de dólares (3,7 biliões de euros), destinados a reverter a queda do comércio devido à crise financeira internacional.
O dinheiro será mobilizado e desembolsado através do GTLP para os bancos regionais, que o usarão para impulsionar o comércio, em particular as importações e exportações dos países em desenvolvimento. A expectativa é de que o programa gere cerca de 50 biliões de dólares em trocas comerciais entre os países em desenvolvimento.
O Standard Bank é considerado o maior grupo bancário de África e está presente em 17 países.
Terms & Conditions
Report
My comments