Segundo dados disponibilizados pelo INE, constata-se ainda que a conjuntura económica é desfavorável, tendo o indicador evoluído desfavoravelmente face ao mesmo período de 2008. Este diagnóstico, afirma António Duarte, presidente do INE, resulta da síntese das apreciações transmitidas pelos empresários da construção, comércio em estabelecimento, turismo, indústria transformadora e transportes e serviços auxiliares aos transportes.
No sector da indústria transformadora, o indicador de confiança inverteu a tendência ascendente do último trimestre. Mesmo assim com a evolução negativa face ao trimestre homólogo, a conjuntura no sector contínua favorável. No sector dos transportes e serviços auxiliares, no entanto, o indicador de confiança manteve a tendência descendente do último trimestre.
A nível do sector do turismo, o indicador manteve a tendência descendente, sendo este o valor mais baixo registado nos últimos 16 trimestres, a conjuntura no sector é desfavorável. Também no comércio em estabelecimento, o indicador manteve a tendência descendente. Aliás, de acordo com o INE, desde o terceiro trimestre 2005 que a confiança dos empresários não teve tão baixo e a conjuntura é desfavorável.
“Relativamente ao comércio em feira, o indicador de confiança manteve a tendência ascendente do último trimestre, a conjuntura no sector contínua sendo desfavorável. No sector da Construção, constata-se que o indicador de confiança contrariou a tendência descendente dos últimos trimestres, a conjuntura continua sendo desfavorável”, diz o presidente do INE.
Terms & Conditions
Report
My comments