sábado, 30 agosto 2025

E ECONOMIA

Ritmo de crescimento de C. Verde abranda no 1º trimestre de 2009

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O ritmo de crescimento económico de Cabo Verde voltou a abrandar no primeiro trimestre de 2009, mantendo a tendência descendente do último trimestre do ano transacto. De acordo com o Instituto Nacional de Estatísticas (INE), o indicador de clima económico registou o valor mais baixo dos últimos 15 trimestres.

Segundo dados disponibilizados pelo INE, constata-se ainda que a conjuntura económica é desfavorável, tendo o indicador evoluído desfavoravelmente face ao mesmo período de 2008. Este diagnóstico, afirma António Duarte, presidente do INE, resulta da síntese das apreciações transmitidas pelos empresários da construção, comércio em estabelecimento, turismo, indústria transformadora e transportes e serviços auxiliares aos transportes.

No sector da indústria transformadora, o indicador de confiança inverteu a tendência ascendente do último trimestre. Mesmo assim com a evolução negativa face ao trimestre homólogo, a conjuntura no sector contínua favorável. No sector dos transportes e serviços auxiliares, no entanto, o indicador de confiança manteve a tendência descendente do último trimestre.

A nível do sector do turismo, o indicador manteve a tendência descendente, sendo este o valor mais baixo registado nos últimos 16 trimestres, a conjuntura no sector é desfavorável. Também no comércio em estabelecimento, o indicador manteve a tendência descendente. Aliás, de acordo com o INE, desde o terceiro trimestre 2005 que a confiança dos empresários não teve tão baixo e a conjuntura é desfavorável.

“Relativamente ao comércio em feira, o indicador de confiança manteve a tendência ascendente do último trimestre, a conjuntura no sector contínua sendo desfavorável. No sector da Construção, constata-se que o indicador de confiança contrariou a tendência descendente dos últimos trimestres, a conjuntura continua sendo desfavorável”, diz o presidente do INE.

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Terra
7 days 6 hours

Ate 130 000 escudos para Cabo Verde edemas com toda tereno do estado que ele tem no seu poder ainda quer mais cara do pau, ...

ahahahag
7 days 21 hours

Olha, os caboverdianos têm uma habilidade quase artística para cair nesses esquemas das encomendas mágicas — mas quando ...

Nais
8 days 14 hours

Basta desocupar ou ocupar os espaços com processos armazenados há mais de 10 anos. O povo está farto e re ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos