O Presidente da República, José Maria Neves, destacou o papel que o poder local tem para estabelecer ponte para o reforço das relações de amizade e de cooperação entre Cabo Verde e Portugal.
A afirmação foi feita no sábado, 18, pelo chefe de Estado em declarações aos jornalistas em São João da Madeira, município no norte de Portugal, depois de ter sido recebido nos Paços do Concelho e ter presidido a uma sessão solene e o descerramento da placa alusiva à sua visita ao concelho.
“Essa amizade que existe entre Soão João da Madeira e a ilha do Maio é um pouco uma ponte para o reforço das relações de amizade e cooperação entre Cabo Verde e Portugal”, declarou José Maria Neves, referindo-se aos 28 anos da geminação entre os dois municípios.
Para o Presidente da República, o poder local é “o mais próximo” das pessoas e onde a política se realiza “em toda a sua nobreza”, ou seja, enquanto regras e formas, mas também a política enquanto decisões e acções que impactam a vida das pessoas.
Por isso, sintetizou, o poder local “é importante” para o Estado de direito democrático, mas também para o desenvolvimento sustentável de qualquer país.
Ainda em São João da Madeira e no contexto do XII Encontro dos Estudantes Cabo-verdianos, promovido pela Associação Maense em Portugal (AMP), Neves presidiu à abertura da conferência “Importância da rede associativa para o sucesso académico”.
Essa deslocação está enquadrada na visita à região norte de Portugal (Bragança, São João da Madeira e Vila Real), em que José Maria Neves tem na agenda encontros com autoridades locais, instituições de ensino superior e comunidades estudantis cabo-verdianas.
Nesta visita de quatro dias, que termina na terça-feira, 21, José Maria Neves, a convite do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), vai participar, na segunda-feira, 20, na abertura das comemorações da Semana de África, evento organizado por esse instituto, em conjunto com a Associação de Estudantes Africanos de Bragança.
Nesse mesmo dia, o Presidente da República terá ainda a oportunidade de estabelecer contatos com as autoridades locais, no qual terá uma recepção pelo presidente da Câmara de Bragança, Paulo Jorge Almendra Xavier.
Hoje, José Maria Neves irá encontrar-se com a comunidade estudantil cabo-verdiana que representa um terço do total de 10.500 estudantes do Instituto Politécnico de Bragança, para uma sessão de diálogo e interacção.
No quarto e último dia dessa deslocação, terça-feira, 21, José Maria Neves visita a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Vila Real, assim como terá a oportunidade de conhecer a Escola de Ciências Agrárias da referida universidade.
Em Vila Real, o Presidente de República irá encontrar-se com a comunidade de estudantes cabo-verdianos da instituição que está a preparar, com a Universidade de Cabo Verde, o lançamento de cursos de licenciatura e mestrado em Informática e Ciências Agrárias, assim como mantém relações de cooperação com o Comité Olímpico de Cabo-Verde, o Instituto do Património Cultural e o Instituto da Juventude e Desporto.
A Semana com Lusa
Terms & Conditions
Subscribe
Report
My comments