quinta-feira, 19 setembro 2024

E ECONOMIA

Paris’2024: Marilson Semedo estreia-se sábado nos Jogos Paralímpicos

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Cabo Verde estreia-se no sábado, 31, na XVII edição dos Jogos Paralímpicos Paris’24, que decorre em França, com o atleta Marilson Semedo, número dois do “ranking” africano, a competir na prova de lançamento de dardo.

Atleta amputado de um membro inferior (F57), Marilson Semedo, o primeiro dos dois cabo-verdianos a entrar em acção, começa a competir às 19:00 locais (16:00 de Cabo Verde) no Stade de France Saint-Denis.

Semedo disse estar focado em superar a marca que tinha registada nos Jogos de Tóquio e bater o seu próprio recorde, 38.20 metros, para melhorar a sua posição, tanto no “ranking” africano, como Mundial, pelo que promete terminar a prova no “top” 10.

Já a velocista Heidilene Oliveira, atleta de baixa visão (T-12) e que vai estar a competir na companhia do seu guia, Jailson Oliveira, detém o estatuto da Medalha de Ouro dos 100 metros no World Para Athletics Grand Prix Series realizado em Abril último em Marraquexe (Marrocos).

Heidilene Oliveira vai competir nos 100 e 200 metros livres e tem estreia agendada para 04 de Setembro.

A delegação paralímpica que representa Cabo Verde nos Jogos Paralímpicos Paris 2024 é composta por oito pessoas integrantes, chefiada por Orlandinho Mascarenhas.

Integra ainda a delegação cabo-verdiana o “Paralímpico Attaché”, Amílcar Sousa, cabo-verdiano residente em França, a treinadora de Marilson Semedo, a cubana Mariela Aliaga Pita, o médico Ernesto Lopez Ramos, responsável do departamento clínico, o presidente do Copac, Rodrigo Bejarano, a secretária-geral Jailma Oliveira, e a auxiliar de Heidilene Oliveira, Alexia Aguiar.  

Os Jogos Paralímpicos Paris 2024, que já vão na sua XVII edição, contam com o envolvimento de 185 Comités Paralímpicos Nacionais, 22 modalidades desportivas, totalizando 549 eventos num universo de 4.400 atletas, do qual se esperam mais de três milhões de espectadores nos 11 dias de competições em 18 locais.

 

A Semana com Inforpress

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

joao neves2
7 days 3 hours

Porquê que as eleições têm de ser realizadas apenas num Domingo? O Governo não pode conceder tolerância de ponto?

D. G. WOLF
15 days 22 hours

A Guiné-Bissau é uma espinha atravessada na garganta dos cabo-verdianos.

JP
20 days

hehehe SATANÁS ta inspeciona DEMONIOS hehehe Só trossa propi

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos