quinta-feira, 19 setembro 2024

E ECONOMIA

Santo Antão: Alegado aumento da violência na Ponta do Sol levanta preocupações sobre falta de acção policial

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A cidade da Ponta do Sol, em Santo Antão, tem enfrentado um “período crescente de instabilidade e desordem pública”, conforme alertou hoje um cidadão que pediu para não ser identificado por temer represálias.

Em declarações à Inforpress, o informante revelou que a situação se tem agravado nos últimos tempos na Ponta do Sol, com jovens em conflito contínuo e o surgimento de grupos rivais armados o que tem causado “uma certa instabilidade” na comunidade.

Conforme a fonte identificada pela Inforpress, as brigas entre os jovens têm-se tornado “cada vez mais frequentes e intensos”, chegando a durar entre dez e 20 minutos, mesmo próximo à Esquadra da Polícia Nacional, na Ponta do Sol.

“O aumento das disputas tem gerado uma atmosfera de caos e insegurança, com a formação de grupos armados que ampliam a gravidade da situação, e é aparente a ineficácia das autoridades locais, cuja capacidade de resposta é limitada pelo baixo efectivo policial disponível na Ponta do Sol”, afirmou.

Segundo o cidadão, a presença reduzida da polícia contribui para a “sensação de impunidade entre os meliantes”, que se sentem “encorajados a continuar a desafiar ainda mais” a ordem pública.

“A polícia não está a conseguir actuar de maneira eficaz devido ao número limitado de agentes. Isso está dando mais força aos meliantes, que sabem que uma resposta policial será lenta e, muitas vezes, ineficaz”, afirmou.

Diante deste cenário, a mesma fonte apelou para uma acção “mais incisiva” por parte das autoridades para conter a violência e restaurar a ordem na cidade da Ponta do Sol.

“A situação exige atenção urgente para evitar que algo de mais grave aconteça”, alertou.

Por sua vez, o comandante regional da Polícia Nacional em Santo Antão, Cipriano Bandeira, reconheceu que há um número reduzido de efectivos na Esquadra da Ponta do Sol, mas explicou que em caso de reforço os efectivos da Ribeira Grande sempre que são accionados dão cobertura na Ponta do Sol.

Quanto aos casos de instabilidade na via pública, Cipriano Bandeira afirmou que se trata de caso pontuais e apelou às pessoas para ligarem para o número 132 de modo a que os policiais possam entrar em acção o quanto antes.

A Semana com Inforpress

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

joao neves2
7 days 3 hours

Porquê que as eleições têm de ser realizadas apenas num Domingo? O Governo não pode conceder tolerância de ponto?

D. G. WOLF
15 days 22 hours

A Guiné-Bissau é uma espinha atravessada na garganta dos cabo-verdianos.

JP
20 days

hehehe SATANÁS ta inspeciona DEMONIOS hehehe Só trossa propi

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos