quinta-feira, 19 setembro 2024

E ECONOMIA

Mosteiros: Violinista Henrique Fidjinha e a banda Pró Kultura homenageados na terceira edição da gala Talaia Baxu

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O violinista Henrique de Pina, conhecido por “Henrique Fidjinha”, e a banda Pró Kultura são homenageados hoje pela edilidade dos Mosteiros durante a terceira edição da gala Talaia Baxu, enquadrado nas festas do Dia do Município.

O violinista Henrique Fidjinha, que era natural da localidade de Atalaia, onde nasceu a 25 de Maio de 1918 e faleceu na Cidade da Praia  a 28 de Maio de 1993, vai ser homenageado a título póstumo pelo seu contributo na divulgação e preservação do ritmo foguense Talaia Baxu.

Pai de dez filhos, dos quais dois seguiram a actividade musical do pai, nomeadamente, Conrado de Pina (violinista, emigrante nos EUA) e Pedro Montrond, mais conhecido por Luciano de Henrique Fidjinha que aprendeu a tocar violino com o pai e a viola de 10 e 12 cordas com o avô, o homenageado foi emigrante em Portugal, nas décadas de 60/70 e depois nos Estados Unidos da América, de onde regressou em 1988 para a sua terra natal.

Já a banda Pró Kultura, ainda no activo, vai ser distinguido pela contribuição que tem dado para preservar, valorizar e divulgar a música tradicional, aspectos que serviram de pretexto para que cinco artistas, de diferentes localidades de Mosteiros, criassem em 2003 a Banda Pró Kultura, o agrupamento musical de maior longevidade nos Mosteiros.

A banda foi criada com a finalidade de difundir géneros musicais como Talaia Baxu que, à data, eram pouco ouvidos, em especial entre a juventude.

A banda Pró Kultura pela qual passaram muitos jovens artistas, começou com um apoio simbólico do Comité de Luta Contra a Sida que assegurou a aquisição dos primeiros instrumentos, mas foi crescendo e ganhou notoriedade nos Mosteiros e noutros municípios da ilha.

Já foi a banda suporte de concursos musicais como o Todo Mundo Canta e Talentos Mosteiros, cujo projecto resultou depois na gravação de um CD que catapultou para a fama artistas como Buguin Martins e Du Marthaz.

A terceira edição da gala Talaia Baxu, que conta com a presença do Presidente da República, José Maria Neves que está nos Mosteiros para participar das festas do Dia do Município, prevê, além das homenagens, a realização de uma conferência sobre o género musical e os homenageados desta edição, demonstração de dança e actuações musicais.

A homenagem consistirá na entrega de um diploma, imposição de medalha e entrega de um troféu aos familiares do violinista e aos membros da banda Pro Kultura.

 

A Semana com Inforpress

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

joao neves2
7 days 8 hours

Porquê que as eleições têm de ser realizadas apenas num Domingo? O Governo não pode conceder tolerância de ponto?

D. G. WOLF
16 days 3 hours

A Guiné-Bissau é uma espinha atravessada na garganta dos cabo-verdianos.

JP
20 days 5 hours

hehehe SATANÁS ta inspeciona DEMONIOS hehehe Só trossa propi

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos